sábado, 6 de março de 2010

Licor de Piqui do Seu Pedro e por que não funciona licitação para pobre em Foz?

Ganhei uma garrafa de Licor de "Piqui" feito artesanalmente em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O licor foi feito pelo artesão Pedro que atende pelo telefone (67) 8407 9969. Fiquei muito contente de ver algo artesanal. Falando na linguagem técnica do programa de regionalização do turismo no Brasil, o licor de piqui do seu pedro é um "Produto Associado ao Turismo" de Três Lagoas ou da região turística onde ela se insira. Fiquei pensando: porque isso não funciona em Foz do Iguaçu?

Daí, me lembrei do projeto do Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu que foi uma tragédia. O Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu não vingou, morreu e faliu quem investiu. O modelo foi muito injusto com a Coopercachaça, por exemplo, uma cooperativa legítima que produz cachaça como "produto associado" da Região Turistica que tem em Foz do Iguaçu o seu destino indutor. O que deu errado?

O modelo. Às vezes acho que Foz do Iguaçu é mais conservadora do que o Texas petroleiro do George "Georginho" Bush. Seguindo a cartilha neo-liberal míope,o Centro de Artesanato de Foz foi licitado, palavra errada na área de pequenos negócios.Poderia ter havido outro caminho seguindo a cartilha da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Tudo isso seria resolvido em Foz pela implementação se tivéssemos feito o Centro de Artesanato como um Empreendimento Econômico Solidário.
Enquanto isso a palavra licitação está se tornando mais comum do que a palavra "cacetete". Estão cozinhando uma licitação para ambulantes que queiram ser permissionários licitados dos quiosques da Vila Portes. Perigo! A Vila Portes, precisa de um projeto sério de revitalização, um novo modelo, ou será mau negócio ganhar licitação lá e assumir os benditos quiosques. Dou abaixo links do Ministério do Trabalho sobre Economia Solidária. E com isso espero ajudar a inspirar a todos que partam para a ação. Não é só a Prefeitura. Uiversdades, entidades, associações de bairros, despertem!

Que é economia solidaria?
As origens recentes da economia solidária no Brasil
Empreendimentos Econômicos Solidários
Campanha de Divulgação
Material de Apoio à divulgação da Economia Solidária

Outros links
Ipardes sobre empreendimentos solidários no Paraná (PDF)
Secretaria Nacional de Economia Solidária

Nenhum comentário: