
Daí, me lembrei do projeto do Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu que foi uma tragédia. O Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu não vingou, morreu e faliu quem investiu. O modelo foi muito injusto com a Coopercachaça, por exemplo, uma cooperativa legítima que produz cachaça como "produto associado" da Região Turistica que tem em Foz do Iguaçu o seu destino indutor. O que deu errado?
O modelo. Às vezes acho que Foz do Iguaçu é mais conservadora do que o Texas petroleiro do George "Georginho" Bush. Seguindo a cartilha neo-liberal míope,o Centro de Artesanato de Foz foi licitado, palavra errada na área de pequenos negócios.Poderia ter havido outro caminho seguindo a cartilha da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Tudo isso seria resolvido em Foz pela implementação se tivéssemos feito o Centro de Artesanato como um Empreendimento Econômico Solidário.
Enquanto isso a palavra licitação está se tornando mais comum do que a palavra "cacetete". Estão cozinhando uma licitação para ambulantes que queiram ser permissionários licitados dos quiosques da Vila Portes. Perigo! A Vila Portes, precisa de um projeto sério de revitalização, um novo modelo, ou será mau negócio ganhar licitação lá e assumir os benditos quiosques. Dou abaixo links do Ministério do Trabalho sobre Economia Solidária. E com isso espero ajudar a inspirar a todos que partam para a ação. Não é só a Prefeitura. Uiversdades, entidades, associações de bairros, despertem!
Que é economia solidaria?
As origens recentes da economia solidária no Brasil
Empreendimentos Econômicos Solidários
Campanha de Divulgação
Material de Apoio à divulgação da Economia Solidária
Outros links
Ipardes sobre empreendimentos solidários no Paraná (PDF)
Secretaria Nacional de Economia Solidária
Nenhum comentário:
Postar um comentário