sábado, 15 de maio de 2010

Memória de Foz: Igreja de São João Batista e região

Este prédio parte do complexo da Catedral São João Batista foi concluído em 1950. Portanto, tem 60 anos. Para Foz do Iguaçu é muito tempo. É história da cidade e continua fazendo história. Nunca vi um panfleto turístico de Foz do Iguaçu dizendo que ele existe, que estamos orgulhoso dele e que ele faz parte de nossas vidas.
Assim fiz fotografias de detalhes do edifício e me transporto ao dia em que ele foi inaugurado. Imagino a importância desse dia. Todo mundo bem vestido, muita expectativa. Um grande evento!

Na época da inauguração desse prédio, a II Guerra Mundial fazia cinco anos de ter terminado e faltava cinco anos para que eu nascesse muito longe daqui. O povo de Foz, especialmente os de origem alemã e italiana tiveram que sair da fronteira. Foram levados para Guarapuava pois na fronteiras eram suspeitos de colaborar com o "terrorismo" de Hitler. Até os padres foram expulsos da fronteira. Este prédio foi um sinal de que as coisas voltavam ao normal. A vida poderia continuar.
Tudo isso tem que ser tombado. Tem que entrar oficialmente para o nosso patrimônio. Isso para evitar que, um dia chegue um padre e diga, vamos fazer um prédio novo. É padre faz isso também. Ainda não engoli o fato da Paróquia do São Francisco ter acabado com a Gruta Ecumênica. Onde havia uma representação de um evento importante: São Francisco conversava com muçulmanos. Um episódio interessante da história que envolve o único e último cristão do Planeta: São Francisco!

Nenhum comentário: