sábado, 12 de junho de 2010

Navegação no Rio Iguaçu e Paraná ontem e hoje

Não há mais barco brasileiro navegando o rio Paraná na direção de Posadas ou Buenos Aires. Isso acabou com a inauguração da BR 277. A navegação de passageiros rio abaixo ou acima acabou também no Paraguai e na Argentina. Assim esta imagem dos tempos antigos se limita a fotos e lembranças dos mais velhos.

Mas Pueerto Iguazu, ainda tem o privilégio de ver barquinhos como este ainda viajando e trazendo cargas até o Porto da cidade. No dia 6, deste mês, vi este barco no porto. Havia dois deles no porto nesse dia. Fiquei olhando e sonhando. Gostaria de descer o rio com ele. Seria bom ver o rio como tanta gente viu. Fico devendo mais uma nota sobre o que carregam.
Mais um barco barco no lado argentino do rio Iguaçu. É típico dos barcos de carga que navegam o rio Paraná e o Paraguai tanto na Argentina como no Paraguai. No porto de Assunção, já vi muitos desses que traziam cimento do Alto Paraguai - Cimento Vallemi, se não me engano.
Mas Foz do Iguaçu já foi destino de muitos barcos tanto de passageiros como de carga. Este aqui pertenceu e foi fabricado por um senhor de nome Colombelli - hoje existe um loteamento chamado Jardim Colombelli na região de Três Lagoas. Colombelli era um armador, um micro armador. O barco segundo outras fotos que há no acervo da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu foi construido pelo Sr. Colmbelli e equipe. Quem serão essas pessoas aí no convés?

Nenhum comentário: