terça-feira, 24 de agosto de 2010

E-mail enganador! Cuidado! Tartarugas do Solimões

As fotos mostram, uma espécie de tartaguga desovando em uma praia. Tão logo elas põem seus ovos, uma multidão cai em cima, desenterram os ovos e levam os ovos para casa. Esta é uma cena muito bruta que acontece em várias partes do planeta. Eu não gosto dela. Mas, agora vou cntar por que estou fazendo esta nota. Receci um e-mail. Me foi repassado por pessoas decentes. Sobre as fotos o e-mail dizia o seguinte:

SOLIMÕES !!! MST "PRODUZINDO".
ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES !!! MST "PRODUZINDO"....
VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES A BEIRA DE UM ASSENTAMENTO DO MST. ESTA DEVE SER A IDEIA DE PRODUTIVIDADE DO "MOVIMENTO."
AS TARTARUGAS PRODUZEM, ELES ROUBAM E VENDEM OS OVOS.
DEVE SER A PISICULTURA AUTOSUSTENTAVEL DO INCRA...
MAIS UM POUCO, ADEUS TARTARUGAS!

Desconfiei da mesagem por muitas razões. A primeira, mostra uma praia onde aparecem ondas de mar. Por mais agitado que esteja o Solimões, não produz aquela espécie de onda - inclusive digo que ondas no Alto Solimôes são chamados de "Banzeiros". Aquilo que vi nas fotos não são banzeiros de rio - talvez na Ilha de Marajó. Segundo, onde no Solimões? No alto Solimões? Médio Solimões ou baixo Solimões? Para começar eu não gosto dessa história de Solimões - mas isso é outro assunto. Notei também que o povo na foto não tinha cara de Solimões. Não é o tipo físico. Por fim, passando o mouse sobre as fotos aparece um endereço de internet (URL) de domínio CR que corresponde a Costa Rica. É o site do jornal Al Dia. Pesquisando um pouquinho mais, a gente descobre que a foto foi tirada em Ostional na Costa Rica. Daí me pergunto, por que alguém iria se dar o trabalho de atribuir o crime ambiental ao MST? É maldade? Brincadeira péssimo gosto?

Por fim dando umas voltas na internet caí neste site que explica onde toda essa história começou. Algum internauta com má intenção mandou as fotos para o portal do deputado federal por Pernambuco, Raul Jungmann (ex-INCRA, Ex-Ministro da Reforma Agrária) que divulgou. No final, o deputado se ligou e desmentiu a informação mas já era tarde. a culpa caiu em cima da assessoria de imprensa dele por não ter checado a informação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região