As fotos mostram, uma espécie de tartaguga desovando em uma praia. Tão logo elas põem seus ovos, uma multidão cai em cima, desenterram os ovos e levam os ovos para casa. Esta é uma cena muito bruta que acontece em várias partes do planeta. Eu não gosto dela. Mas, agora vou cntar por que estou fazendo esta nota. Receci um e-mail. Me foi repassado por pessoas decentes. Sobre as fotos o e-mail dizia o seguinte:
SOLIMÕES !!! MST "PRODUZINDO".
ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES !!! MST "PRODUZINDO"....
VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES A BEIRA DE UM ASSENTAMENTO DO MST. ESTA DEVE SER A IDEIA DE PRODUTIVIDADE DO "MOVIMENTO."
AS TARTARUGAS PRODUZEM, ELES ROUBAM E VENDEM OS OVOS.
DEVE SER A PISICULTURA AUTOSUSTENTAVEL DO INCRA...
MAIS UM POUCO, ADEUS TARTARUGAS!
Desconfiei da mesagem por muitas razões. A primeira, mostra uma praia onde aparecem ondas de mar. Por mais agitado que esteja o Solimões, não produz aquela espécie de onda - inclusive digo que ondas no Alto Solimôes são chamados de "Banzeiros". Aquilo que vi nas fotos não são banzeiros de rio - talvez na Ilha de Marajó. Segundo, onde no Solimões? No alto Solimões? Médio Solimões ou baixo Solimões? Para começar eu não gosto dessa história de Solimões - mas isso é outro assunto. Notei também que o povo na foto não tinha cara de Solimões. Não é o tipo físico. Por fim, passando o mouse sobre as fotos aparece um endereço de internet (URL) de domínio CR que corresponde a Costa Rica. É o site do jornal Al Dia. Pesquisando um pouquinho mais, a gente descobre que a foto foi tirada em Ostional na Costa Rica. Daí me pergunto, por que alguém iria se dar o trabalho de atribuir o crime ambiental ao MST? É maldade? Brincadeira péssimo gosto?
Por fim dando umas voltas na internet caí neste site que explica onde toda essa história começou. Algum internauta com má intenção mandou as fotos para o portal do deputado federal por Pernambuco, Raul Jungmann (ex-INCRA, Ex-Ministro da Reforma Agrária) que divulgou. No final, o deputado se ligou e desmentiu a informação mas já era tarde. a culpa caiu em cima da assessoria de imprensa dele por não ter checado a informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário