terça-feira, 7 de setembro de 2010

O desfile de Sete de Setembro em Foz do Iguaçu:

Todos os olhos voltados para cima. Primeiro para ver dois membros do Agrupamento dos Bombeiros desenrolar a bandeira enorme colocada entre dois prédios da Avenida Paraná e depois descer de rappel, de cabça para baixo (descida negativa) exibindo bandeiras do Estado e da Corporação. Os bombeiros conseguiram prender a atenção dos espectadores do desfile, com a arte de salvamento inclusive nas alturas.
Depois, para ver homens do Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil do Parana, descer do helicóptero da iguaçuenssíssima Helisul simulando a invasão de um domícílo para cumprir um mandato de prisão. O show terminou com o "elemento" sendo levado. O helicóptero chamou atenção com suas manobras para negociar com o vento que lá em cima e naquela hora não estava forte mas tampouco estava morto. Já aqui alunas do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu desfilam para anunciar à população que o Colégio Agrícola está aqui, formando jovens e cumprindo seu papel na sociedade. Foi anuciado que o Colégio tem cerba de 400 alunos e que cerca da metade deles vivem em sistema de internato. Muitos vieram de cidades do Oeste do Paraná e recentemente começaram a vir também alunos paraguaios. Tudo graças a um acordo entre o Governo do Estado do Paraná e instâncias do Governo paraguaio.
E para que serve um desfile? Justamente para isso. O desfile é um "meio" de comunicação, um suporte de mídia. E serve para mostrar muito do que a população tem à disposição: escolas, entidades que atendem a um leque amplo de necessidades, forças policiais e militares que garantem proteção à comunidade. Este ano, o desfile militar já incorporou algo do "integrado" - com representantes das Três Forças de Terra, Ar e Mar. Como Foz do Iguaçu é terra de infantaria - meu ouvido registrou até gritos de fãs devido a que o 34º arrasa: contingente na enorme, carros e caminhões novos e muita camuflagem. O desfile mostrou que Foz do Iguaçu tem tudo para que celebremos o bicentenário em 2022 de cabeça erguida, com uma população bem cuidada, nutrida, educada e empregada! E, registro o desfile do CTG, Escoteiros, desbravadores, dos clubes dos carros antigos, originais ou modificados e o dos fuscas e fuscões.

Nenhum comentário: