domingo, 10 de outubro de 2010

As abelhas nativas de Foz -

- Foto by 'bairronauta' - Ainda não me saiu da cabeça e do nariz o cheiro gostoso que sai desta "colméia" em uma árvore que encontrei no centro de Foz do Iguaçu. Como estamos em época de valorizar a "diversidade" quer seja bio ou cultural, aqui deixo uma sugestão de preservarmos e deixarmos em paz as abelhas nativas sem ferrão que se alojam nas árvores da Terra das Cataratas. Me aproximei um puquinho para fazer a foto e dezenas delas voaram em cima de mim, se enroscaram em meus cabelos como se exigissem que eu abandonasse o recinto. Foi nessa hora que passei a mão na cabeça para ajudar a que elas pudessem se livrar do emaranhado e descobri o cheiro gostoso. Assim, estou fazendo esta postagem para mostrar a foto e falar sobre o cheiro maravilhoso que ficou nos meus dedos. Pena que não inventaram um gravador de aroma em um formato tipo Mp3. É natureza e biodoversidade em ação. Conversando com apicultores e meliponicultores, eles me disseram que as abelhas nativas, ao contrário das africanizadas, são muito frágeis e que a cidade apresenta sérias ameaças para elas especialmente na forma do "fumacê" contra o mosquito da dengue. Há também ataques de poluentes e bactérias robustecidas pela "civilização". Assim não se assuste com as abelhas nativas nas árvores e não chame o "fumacê" ou o CCZ em nome da biodiversidade do Planeta!

4 comentários:

joao rafael disse...

kra tbm sou de foz,e crio algumas especies de abelhas nativas,se vc achar especies q estejam em perigo me diga que posso retira-las do local e colocar em um local seguro!

Jackson Lima disse...

Oi João Rafael, gostaria mesmo de te conhecer e manter esse contato sobre as abelhas nativas. Eu não sei fazer nada por elas. Deixe contato no meu e-mail: limajac@gmail.com

joao rafael disse...

ola amigo a respeito do comentario enviei resposta ao seu email,favor verificar no seu email,entao hoje andando pela net voltei ao seu blog e vi que vc respondeu meu comentario!
desculpe a demora!

Anônimo disse...

Olá, João e Jackson
Acho que nem verão esta postagem, pelo ano. Mas é que procurando meliponicultores em Foz me deparei com o blog. Esta abelha que alguns dizem ter cheiro de coco, é a tubuna. De fato atacam e podem entrar no ouvido ou nariz, mas não possuem ferrão, como quase todas as nativas. Se alguém cultiva alguma destas abelhas, favor entrar em contato.