
Aqui estavam os guichês da Polícia Federal e da Receita Federal e aqui se formavam filas de bom tamanho para atender quem transitava pelos dois países junto com suas bagagens. Eu fui guia de turismo nessa época. O prédio já era segunda geração na escala da melhoria de infraestrutura. Antes desse prédio, Migração (PF) e Alfândega (RF) aconteciam lá na barranca do rio.

Os vidros das amplas portas estão quebrados e pode abrigar temporarimente pessoas que você não gostaria de encontrar. Aqui tem tanta história e estórias que em nenhum país sério - quero dizer - país que leve a sério sua história deixaria uma estrutura dessa sem uso. Hoje passa pelo local quem se dirige para o Porto do Rio Iguaçu.

Toda a estrutura às margens do rio passou a ser parte do Porto do Rio Iguaçu – concessionado, entregue à iniciativa privada como mostram as fotos.

Esses espaços têm que ser reconquistados por Foz do Iguaçu. Não peço que cancelem a licitação; não peço o fechamento do porto. Antevejo, isso sim, a possibilidade daquilo que os ecologistas burocráticos chamam de "uso múltiplo" do rio.
Que se ache um abertura para que os iguaçuenses vejam o rio. E quanto aos prédios acima, vejo de antemão, pelo menos, uma exposição de fotos e utensílios da época ligada ao nosso histórico Porto Meira, à história da migração. Algo que fosse visitado por escolas locais, por moradores e pelos turistas que nos visitam. Conto uma história amanhã! Todas as fotos by 'bairronauta' 2010. Clique para visualizar detalhes
Nenhum comentário:
Postar um comentário