quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Observações Solares Iguaçuenses

Foz do Iguaçu, extremo Oeste do Paraná, faz fronteira com Ciudad del Este no extremo Leste do Paraguai. Isso significa que o brasileiro em Foz do Iguaçu, vê o sol se pôr todos os dias no Paraguai. O paraguaio fica lá, no lado deles, esperando o sol chegar. Já pela manhã, o paraguio encucado, vê o sol se levantar - quer dizer nascer em Foz do Iguaçu. Um menino uma vez perguntou: por que o sol não drome aqui mesmo no Brasil? Por que ele tem que ir para o paraguai? A foto acima, foi tirada no dia 23 de setembro. Dois dias depois da entrada da primavera. Você está vendo os dois prédios lá atrás - na foto? O mais à direita é o Hotel Mirante. O mais à esquerda é o edifício Grand Prix. Pois bem, segundo os professores Janer Vilaça e José Mauro Palhares, o sol se põe exatemente entre os dois prédios quatro vezes por ano. Quer dizer na entrada de estações: primavera, verão, outono, inverno. Desde que ouvi a afirmação em um curso de astronomia para leigos ministrado pelos professores e patrocinado pela Martin Travel - uma agência de viagem de um amigo meu, fiquei querendo testar. Não sei o que eu fiz no dia 21 de setembro além de xingar os fazendeiros do Brasil responsáveis pelas "queimadas nacionais". Quando me lembrei já era dia 23. Daí fui à avenida Paraná para esperar o Sol se espremer entre os dois prédios para se esconder em Ciudad del Este - quer dizer cidade do Oriente paraguaio onde o sol tem seu cafofo na Tri-Fronteira. Tudo estava indo bem. O Sol que descia bem mais à direira do que se vê, de repente, fez um jogo de cintura e rumou na direção dos prédios. Daí, creio que me viu, e fez o que eu não imaginava! Se pôs alí mesmo no nada. Quando vi que el ia se pôr ali mesmo, cliquei a foto. Cinco minutos depois não havia nem sinal de sol. O sol não foi ao Paraguai se pôs no meio do caminho, diante dos meus olhos, no meio do nada da fumaça produzida pela queimada nacional.
Muitos dias depois, já em outubro, talvez no sábado, dia 2, olho de lado para o céu e notei que havia cores do arcoíris em um uma espécie de halo em torno do sol. Protegi os olhos usando a beira de um telhado e cliquei. Daí até apereceu esta atena - interessante. É só para não perder o costume.

Fotos by 'bairronauta'

Nenhum comentário: