quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Porque eu mereço: eu e o Mercosul

A primeira nota, matéria (não chegava a ser reportagem) que saiu no Brasil sobre o Mercosul foi escrita por mim. A matéria era tão fria que o meu editor, Adelino de Souza, a usou como editorial. Foi na Gazeta do Iguaçu (logo a colocarei aqui). O material era sobre o Mercosul. Iria seria assinado em Assunção um tratado, uns 15 dias depois. O então presidente Fernando Collor estaria lá na capital paraguaia para assinar o Tratado de Assunção para a Constituição de um Mercado Comum entre Argetina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Na primeira "matéria" tentei dar uma idéia do que era. Hoje, em Foz do Iguaçu, 20 anos depois, se celebra a 40ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados precedida pela 40ª Reunião do Conselho do Mercado Comum. Para mim um motivo de satisfação. Claro que nem sempre há espaço para que a gente explique e esclareça o Mercosul. Hoje foi anunciado que as placas dos carros do Mercosul serão todas iguais em breve. O que isso significará? Hoje o Mercosul assinou Acordos "Marco" com a Síria, com os Emirados Árabes Unidos e com a Palestina. Ontem assinou os documentos finais de outro Acordo entre 11 dos 77 países do GT 77 de países em desenvolvimento. Vi hoje, em Foz, os ministros de economia desses países além de convidados da Austrália, Nova Zelândia e os presidentes da Guiana e Suriname. Ver o Mercosul chegar até aqui com Parlamento, site e regras próprias me deixa orgulhoso e como eu batalhei por ele, mereço tirar esta foto no local onde os presidentes do Mercosul e Associados tirarão a foto oficial do evento manhã!

Nenhum comentário: