quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Morumbi: bairro temático de Foz do Iguaçu dedicado ao futebol. Agregando valor e de olho na Copa

Mapa do Morumbi - limitado pelas avenida Jules Rimet, Repúbilca Argentina e Mário Filho  (Foto Bairronauta reprodução  editel.com / FVMN ComputaçãoGráfica).


Jules Rimet
Muitos dos loteamentos de Foz do Iguaçu têm a particularidade de serem temáticos. Vale recuperar a história e a origem desse hábito tão interessante. Mas não vou falar disso agora. Vou direto a um passeio pelo Morumbi - um dos bairros mais populosos da Terra das Cataratas. A empresa que criou o Morumbi, escolheu o futebol como tema principal do novo bairro. E não é o futebol em si. O bairro presta uma homenagem aos estádios de futebol do Brasil. Mesmo que as avenidas e ruas tenham nomes de pessoas, essas pessoas foram importantes para o futebol brasileiro em algum momento e, na maioria dos casos, deram nomes a estádios. Há casos de ruas em que a regra foi quebrada e o bairro homenageou a um desportista importante para o Brasil mesmo que de outro esporte. Ou a um estádio que não é do Brasil. Entre a Avenida Jules Rimet e a Rua Belmiro são cerca de 40 ruas que correm paralelas - incluindo as duas. O Morumbi, para quem sobe pela Avenida República Argentina, começa na esquina da Jules Rimet com a República Argentina  ou em outras palavras começa na quina do muro da Casa Ofício - aquela escola especial que trabalha com gente especial e que tem um dos blogs mais acessados de Foz do Iguaçu. No lado oposto da Casa Ofício, o bairro é a Vila Borges, (falaremos sobre ela). O Morumbi termina na rua Belmiro em uma espécie de triângulo onde se encontram três bairros: Morumbi, Jardim Europa e Portal da Foz - todos temáticos. O Morumbi é grande e por isso é dividido entre I e V. Pela Jules Rimet, o Morumbi termina a partir do local em que a Avenida passa a chamar-se Ayrton Senna. A primeira rua do Morumbi não homenageia a um estádio mas sim ao primeiro presidente da Fifa. Foi durante o reinado (gestão) do francês, Jules Rimet (foto) que se organizou a primeira Copa do Mundo que foi realizada no Estádio Centenário em Montevidéu no Uruguai. Estádio esse, que foi declarado Monumento do Futebol Mundial pelo Patrimônio Uruguaio e um dos pontos de visitação de quem visita Montevidéu, mesmo que não goste de futebol. O primeiro estádio do mundo a sediar uma Copa também é homenageado no bairro Morumbi em Foz do Iguaçu. Uma rua acima da Jules Rimet fica a Rua Centenário em homenagem ao estádio uruguaio (foto).
Taça Jules Rimet
Rimet idealizou, então, uma Taça de ouro, que pertenceria à comunidade de Nações associadas à Fifa pelo menos até que um país fizesse a proeza de ganhar a nascente copa três vezes. A Taça se chamaria a "Vitória". Mas após a morte de Rimet a taça ganhou o nome dele. Em 1970, o Brasil ganhou sua terceira copa e assim passou a ser o primeiro tricampeão de futebol do mundo. A Taça Jules Rimet então mudou-se de mala e cuia para morar no Brasil. Contudo, como é do conhecimento de todos os brasileiros ou deveria ser, a Taça que foi ofertada ao Brasil, foi roubada e provavelmente terminou derretida. A última rua do bairro, a Rua Belmiro, por sua vez, homenageia a várias coisas. Primeiramente ao bairro santista conhecido nacionalmente como Vila Belmiro que é o coração das coisas ligadas ao Santos FC. É uma homenagem, também, feita pelo povo santista a Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva que, segundo informações colhidas na Wikipedia, foi importante para a idealização e loteamento da antiga e original Vila Operária, que depois passou a se chamar Vila Belmiro. Assim sendo, a Rua Belmiro, homenageia o bairro Vila Belmiro e até seu criador mas não o Estádio do Santos FC. Há outra rua no Morumbi de Foz do Iguaçu que presta esta homenagem. Se chama Rua Urbano Caldeira, esta sim, homenageia o Estádio Urbano Caldeira. É a 16ª rua a partir da Jules Rimet. Depois abro o jogo sobre por que estou postando esse assunto?


2 comentários:

FORMIGA disse...

Parabèns jackson , eu nao sabia da historia do morumbi , moro aqui faz 30 anos , com certeza vou ajudar voce a dilgar essa nossa historia , voce falou que depois contava porque postou esse blog , agora fiquei curioso , pode contar ,,, um abraño do FORMIGA-MORUMBI...

Jackson Lima disse...

Oi Formiga, legal que voce gostou. A gente precisa de ajuda sim; fotos antigas, fotos de documentos de quem coprou terreno no tempo antigo além de histórias etc. O meu e-mail: limajac@gmail.com
facebook/limajac