segunda-feira, 7 de março de 2011

O Morumbi: bairro temático de Foz do Iguaçu dedicado ao futebol. Agregando valor: de olho na Copa IV

Esta é uma continuação das postagens sobre o Morumbi cmo bairro temático de Foz do Iguaçu. Esta é a quarta postagem. Aqui destaco que há quatro nomes de ruas que até agora não consegui levantar informações: Rua João Batista Frigola, Rua Nivaldo do Amaral, Rua Otávio Portes e Rua João Limirio Martins da Silva. Eu já morei na Nivaldo do Amaral. Assim, começarei uma nova pesquisa para esclarecer quem foram. Além das quatro ruas mencionadas, o bairro, no sentido Jules Rimet subindo ao outro extermo, na divisa com o Jardim Europa tem ainda as seguintes ruas que se mantêm fieis à característica do bairro: homenagear estádios de futebol, jogadores patrimônios do Brasil e, aqui e acolá, um desportista ou espaço esportivo de outro esporte: Rua Urbano caldeira, Roberto Batata,Rua Olímpico, Rua Mineirão, Rua Castelão e Rua Brinco de Ouro. 

Roberto Batata

  A rua Urbano Caldeira é uma homenagem ao Estádio Urbano Caldeira (foto) a sede mundial do Santos Futebol Clube que na foto você o vê encrustado na Vila Belmiro. Quanto à pessoa, Urbano Caldeira, descobri que ele se chamou Urbano Villela Caldeira Filho. Sobre ele sugiro que leia este texto de Guilherme Gomez Guarche. Roberto Batata foi o nome de guerra de Roberto Monteiro, do Cruzeiro pelo qual fez 125 gols em 286 jogos. Morreu moço, em 1976 em acidente de trânsito que pôs fim à sua carreira. Batata é tido pelos seus fãs como um mártir. Ele jogou pelo Cruzeiro entre 1971 e 1976.
A Rua Olímpico no grandioso Morumbi de Foz do Iguaçu é uma homenagem ao Estádio Olímpico Monumental de Porto Alegre que é o estádio de propriedade do Grêmio FootBall Clube que não necessita de apresnentação. A Rua Mineirão, como é facil de deduzir, é uma homenagem ao Estádio Governador Magalhães Pinto em Belo Horizonte. Para não ficar estremamente longa. me limateri a dar links à paginas que tratam dos estádios homenageados. A rua Castelão é uma honraria dos idealizadores e loteadores do Morumbi ao Estádio Governador Plácido Castelo, em Fortaleza iniciado na gestão do governador Plácido Aderaldo Castelo e inaugurado pelo governador César Cals de Oliveira Filho. Por fim, a Rua Brinco de Ouro, a segunda rua iguaçuense a homenagear coisas de Campinas. Desta vez, ao Estádio Brinco de Ouro da Princesa, ou apenas Brinco de Ouro o estádio do Guarani Futebol Clube.

2 comentários:

janeglauce disse...

Excelente revisão historiográfica, parabens.
Uma dúvida, quem idealizou o bairro, há registros na câmara de vereadores acerca deste processo?
Valeria a pena resgatá-los e publicá-los.
grato e parabens.
dr nedel.

Jackson Lima disse...

Olá dr. nedel:Vou fazer uma visita a orgãos da Prefeitura, algumas scretarias etc para começar a levantar dados. Foz ainda sofre com a falta de um arquivo. A maioria do que está arquivado está em situação improvisada e de acesso dificil. Mas vamos lá. Obrigado pelo incentivo