quarta-feira, 2 de março de 2011

O Morumbi: bairro temático de Foz do Iguaçu dedicado ao futebol. Agregando valor: de olho na Copa III

Nesta postagem continuo com a homenagem do Blog aos idealizadores, criadores e loteadores do Morumbi em Foz do Iguaçu. Fiquemos agorinha com as seguintes quatro ruas e uma avenida: Barão de Serra Negra, Heleno de Freitas, José Carlos Pace, Engenheiro Araripe e Mário Filho.
Estádio Barão de Serra Negra
O Barão de Serra Negra

A Rua Barão de Serra Negra em Foz do Iguaçu é uma referência ao Estádio Municipal Barão de Serra Negra de Piracicaba, São Paulo. Em si, o Estádio já é uma homenagem de Piracicaba a um antigo cidadão seu: Francisco José da Conceição, cafeicultor na região e pessoa ativa na política e cultura da cidade. Entre outras coisas fundou na cidade, em 1854, a Santa Casa de Misericórdia, construiu o Hospício dos Alienados, foi chefe do Partido Liberal e foi um incorporadores da Cia. de Navegação Fluvial a Vapor além do Banco de Piracicaba. Ele é imprtante para o Paraná também. O pai dele, Antônio José da Conceição, pertencia à família Lemos Conde, dscubridores das minas de Paranaguá. A mãe dele se chamava Rita Morato de Carvalho. Seriam os Morato, a famíia Morato a inspiração para que o Salto Morato - hoje reserva natural particular da Fundação Boticário tenha este nome? O título de barão, foi conferido ao rei de Piracicaba por Dom Pedro II em 17 de maio de 1871 Gostou?
Heleno de Freitas

E a rua Heleno de Freitas? Esta é uma rua dedicada à lembrança do jogador brasileiro Heleno de Freitas. Um dos maiores jogadores do Brasil na sua época. Começou no futebol no Botafogo, passou pelo Flamengo e chegou a jogar no Boca Juniors da Argentina. Voce pode saber um pouco mais sobre o jogador neste blog dedicado ao Botafogo. Heleno de Freitas tinha fama de ser bonitão, bom jogador e não diplomático. É difícil falar dele por isso vale uma boa pesquisa. E fica aí a dica que os loteadores do Chicão nos deixaram. Veja este vídeo onde Rodrigo Santoro fala sobre o filme que contará a história dele; foi em entrevista a Maria Gabi Gabriela. Os homens que bolaram o bairro do Morumbi violaram a regra geral da nomeação de ruas baseada em coisas do futebol.
José Carlos Pace
A próxima rua é a José Carlos Pace. Hoje um dos marcos dessa rua é a Escola Municipal João XXIII. É uma escola de professores dedicados e esforçados. Dezembro passado fui lá assistir a formatura dos alunos de quarta-série. José Carlos Pace é uma homeagem super especial a um dos primeiros pilotos brasileiros de Formula I. Ele morreu em Mairiporã (SP) em um acidente aéreo em 1977. Carlos Pace, o Moco, vencedor do Grande Prêmio do Brasil de 1975. Estreou no automobilismo em 1963, disputando provas de Turismo pela equipe Willys. Em 1970, já na Europa, disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, onde foi campeão. Você sabia que o autódromo de Interlagos se chama Autódromo José Carlos Pace? É verdade. A honraria foi feita em 1985. Resumindo: a Rua José Calos Pace é uma homenagem a um autódromo em vez de estádio.  
A Rua Engenheiro Arararipe fica logo atrás da Avenida Mário Filho. Quando passei por ela, pela primeira vez, pensei, como era ignorante da organização toponímica do baiiro, que o engenheiro fosse alguém do DNER que tivesse feito alguma obra em Foz do Iguaçu. Há, Há! Mas não. Fiel à linha, a Rua é uma homenagem ao Estádio Engenheiro Alencar de Araripe, que fica em Cariacica, região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Não consegui até agora informações sobre quem foi o engenheiro Araripe, homenageado pelo estádio. Se alguém souber, está informação está difícil de ser encontrada na internet - imagine!

Jornalista Mário Filho
Por fim chegamos à Avenida Principal que corta todos os bairros chamados Morumbi e presta uma homenagem especial ao Estádio Municipal Maracanã, um dos dez mais entre os estádio do mundo. Após a morte do cronista e colunista esportivo, Mário Rodrigues Filho, considerado o maior do Brasil as autoridades do Rio de Janeiro deram ao Estádio Municipal Maracanã o nome de Estádio Jornalista Mário Filho. Graças às crônicas e artigos, livros e intervenções de Mário Filho (foto) o Maracanã foi construido onde está. (que lugar lindo!) Foi Mário Filho quem cunhou a expressão Fla-Flu. O irmão dele, o teatrólogo e escritor Nelson Rodrigues, chamou o irmão de "o criador de multidões". Mário Filho e família vieram de Recife, Pernambuco. E cada irmão e o pai acescentaram valor ao Rio de Janeiro e ao Brasil. Assim, uma boa homenagem esta, que a Avenida principal do Morumbi-Foz presta ao Maracanã e ao Mário.

Nenhum comentário: