quarta-feira, 13 de abril de 2011

Importantes mas abandonados pontos de ônibus na Terra das Cataratas

Eu não estou nem aí para o fato de Foz do Iguaçu ser cidade turística ou não. Uma boa cidade turística é aquela que é boa para o seu morador. Para a população local. As fotos desta página mostram um ponto de ônibus muito especial. É o ponto de ônibus onde os moradores de Foz do Iguaçu, moradores do Oeste do Paraná, turistas de todo o Brasil e quem quer que esteja passando pela cidade pegam duas espécies de ônibus especiais. O Metropolitano que viaja para São Miguel do Iguaçu e Missal com conexões para outros metropolitanos que levam a Marechal Cândido Rondon e outras cidades do Oeste do Paraná como Guaíra no limite com o Mato Grosso do Sul, Palotina e outros municípios que margeiam o lago de Itaipu e que turisticamente falando responde ao nome de rota "Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu". Mas vejam e observem o ponto. Dos milhares de dólares que a Embratur enviou para a sinalização turística de Foz do Iguaçu e região não sobrou dinheiro para confeccionar placas que indiquem pontos de ônibus tão importantes. Recomendo a viagem para Missal, Itaipulândia neste ônibus - será uma aventura! A placa que indica a parada deste ônibus foi confeccinada por alguma boa alma local, talvez ligada à empresa Princesa dos Campos. Nela carinhosamente, e pelo qual, agradeço, se informa os horários de ônibus para São Miguel do Iguaçue Missal.
A outra espécie de transporte é a Linha Internacional Circular Urbana pode-se chamar ainda Linha Coletiva Internacional Urbana ou Linha Transfronteiriça Intercidades e ainda inventar outro nome. Quem quer ir para Puerto Iguazú deve pegar o ônibus aqui. O ponto fica ao lado do TTU - Terminal de Transporte Urbano na Rua Mem de Sá. Pois bem, quem espera um ônibus da pomposa linha servido por duas empresas brasileiras e duas argentinas, não tem onde sentar, se chover não tem como proteger-se e não tem informação nenhuma. Igual às linhas para o interior do Oeste do Paraná, o dinheiro não alcançou para pagar uma placa estilizada que oriente o passageiro. Então, alguém, outra boa alma, improvisou esta placa que está pregada, com pregos gigantes contra uma árvore da região. Uma pena! Esses pontos de ônibus não existem e não preocupam ao Trade Turistico da região que sequer sabe se ele existe e sequer sabe como o ponto é internacional e quão rica é a experiência de quem aguarda o ônibus aqui. E pior não sabem que muitos turistas que saem de seus hotéis, que fizeram ou não suas excursões pegam os ônibus aqui.
Outra Linha Sofrida
Se você quer ir para Santa Terezinha de Itaipu, este é ponto de ônibus. Daqui saem os ônibus para a cidade de Santa Terezinha, emancipada, de Foz do Iguaçu. É uma linha metropolitana operada pela Viação Itaipu. Esta linha é pioneira entre as metropolitanas - ela existe desde os anos 70. As linhas metropolitanas no oeste do Paraná cm destaque para as linhas da Princesa dos Campos que pega a ex-Costa Oeste e as da Eucatur que une a Cascavel a suas antigas filhas como Capitão Leônidas Marques e Boa vista da Aparecida que são recentes e já apareceram na década de 2000. Quando exatamente? Vixe, vou perguntar! Ao contrário do Ponto de ônibus para a SMI e Missal que tem placas feitas pela vontade popular, este aqui não tem placa nenhuma. "Aqui só sabe que usa mesmo", me disse uma senhora de Santa Terezinha que estava lá quando fiz as fotos. Aos turistas realmente aventureiros que estão no mundo para ver o diferente, aviso que há uma coleção de barraquinhas nesta área, entre elas, vários bares onde se vende cervejas como Conti, Spoller, Cerva e outras além das marcas mais conhecidas. Em uma delas tem o senhor que vende raízes, cipós, remédios, fortificantes. Ele me preparou uma dose de cachaça com catuaba, cipó de cachorro e outras raíses com nomes que esqueci mas vou voltar lá. É uma bebida forte, dá um calorão!

Nenhum comentário: