quarta-feira, 20 de julho de 2011

Encontro em Foz discute bilinguismo na fronteira

Lnguistas de todo o Brasil, Mercosul e até dos Estados Unidos se encntram em Foz do Iguaçu para participar do I Seminário em Gestão de Educação Linguística de Fronteiras do MERCOSUL (GELF)que começou ntem (19) e vai até sexta (22) na Unioeste. Ainda não fui lá mas pelo que saiu na Gazeta do Iguaçu em matéria de Daniela Valiente há discussão interessante sobre o bilinguismo. Destaco aqui algumas frases chaves sobre o bilinguismo como ferramenta para a multiculturalidade tendo a fronteira como palco que apareceram na matéria.

Aqui os destaques:

"Nós passamos uma história de muita repressão às línguas e o contexto mundial hoje nos leva a reconhecer a diversidade como um valor e também a diversidade linguística como valor e necessidade para que o mundo esteja equilibrado com conhecimentos compartilhados" - Rosângela Morello do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística,


"No Brasil temos divisão muito grande, o espanhol é tratado como língua estrangeira e não como segunda língua. O ensino precisa ser qualificado".



"Se buscamos uma sociedade integrada nós vamos ter outro tipo de política de língua, não podemos ter o brasileiro monolíngue, monoglota, que não lê espanhol não se relaciona com os "hispânicos", ao contrário, se queremos essa integração teremos que ter justamente esse aprendizado".

"O Brasil, devido a Portugal tem esse histórico de rechaço e fechamento frente aos vizinhos em relação à língua, o MERCOSUL está ajudando a rever isso". Um dos exemplos desse sucesso já pode ser visto na Argentina que segundo ele; "deixou de ser país inimigo para ser parceiro estratégico".

"Com o MERCOSUL houve modificações sobre a visão de muitos sobre essa cultura. No Uruguai, por exemplo, era ridículo pensar em aprender português, pois a língua nos parecia tão simples e tão próxima. Hoje o português é a língua mais solicitadas pelos adolescentes, é tida como língua regional e não estrangeira".

Nenhum comentário: