segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sonhando e revivendo: Caiaques no Canal Itaipu

Só para não deixar passar batido fui e registrei algumas fotos no Campeonato de Canoagem Slalom para Iniciantes nas águas do Canal Itaipu. Levei meus meninos para ver na esperança de contagiá-los com o virus da caiaque ou canoa do qual sofri por muitos anos. Claro que o slalom ou qualquer esporte competitivo não é meu forte. Trabalhei e lutei pelo que chamei de caiaque-natureza, o que significa o caiaque como meio de transporte para viagens em lugares de grande beleza e de longa distancia, exemplos: Foz do Iguaçu-Buenos Aires ou Posadas sem competição. É uma espécie de caiaque curtição. Infelizmente essa modalidade não decola no país mas já é significante o número de pessoas que já o oferecem. Nas fotos todas do
'bairronauta' - eu estava esquecendo desse personagem - vemos crianças de Foz do Iguaçu que fazem parte do projeto Meninos do Lago e outros grupos de vários lugares do Brasil. Em uma delas, o garoto procura seu nome na lista de vencedores. Uma dupla de remadores de Foz, parou e pousou para mim. Obrigado, criançada, vamos nos ver na próxima remada. Como falei que caiaque é virus e uma vez caiaquista, caquista até a morte e tem gente que até na morte, pois, em vez de cremado ou sepultado há quem prefira ser "caiacado" - colocado em um caiaque e empurrado mar abaixo. Veja que visão linda desse barquinho, pequeno, verdadeira luva-sapato que se veste ou se calça criado pelos índios das terras frias (inuits) das Américas. Um barco americano!

Nenhum comentário: