segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Porto-riquenhos em visita à Tenda de Umbanda Luz de Oxalá


Fui convidado para acompanhar junto com a equipe de turismo de uma agência de turismo e operadora de Foz do Iguaçu, a um grupo de turistas de Porto Rico que visitaram Foz do Iguaçu e queriam, na Terra das Cataratas, ver e participar das atividades de um terreiro de umbanda. O terreiro escolhido foi a Tenda de Umbanda Luz de Oxalá no Beverly Falls Park. A história por trás da visita é seguinte: a Agente de viagem colega minha tinha levado o livro "A Y-Guaçu Secreta - as Cataratas do Iguaçu como Chacra da Terra" para a Feira Mundial de Turismo de Londres há alguns anos. O livro foi dado a agente de Porto Rico que entre outras coisas tem um programa de rádio. Ela se interessou pelo assunto. Além das Cataratas o Brasil possui outros sítios de "grande poder" ou "lugares sagrados". Com a consulta do pessoal de Porto Rico, esta é a segunda este mês de pessoas de outros países sobre o aspecto sagrado de Foz do Iguaçu (Cataratas) e dos outros lugares do Brasil que dei uma pincelada inicial no livro. Me incentivaram a aprofundar o assunto e eu terei que fazê-lo. Por enquanto, fico por aqui, agradecendo a visita do pessoal de Porto Rico e agradecendo a habilidade de organização de meus colegas de turismo e da comunidade do terreiro de umbanda. Comentei sobre a visita e alguém da cidade me perguntou: e tem umbanda em Foz do Iguaçu. Tem, colega e muita gente! O problema é que a umbanda - uma religião brasileira é uma das manifestações mais bonitas de espiritualidade. O problema é o preconceito. Primeiro por ser associada aos "pretos" e escravos e portanto pobre e classe baixa. Mas é realmente por ser de negro e de pobre que é bonita. Uma religião natural e da Natureza. Por isso Cataratas e umbanda tem ligação. Logo digo mais! (Foto 'bairronauta')

Nenhum comentário: