terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lembrando Foz do Iguaçu anos 90: Lerner e Daijó


 
Há dias selecionei estas duas fotos. Na primeira vemos o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, em campanha para seu primeiro mandato como governador. No fundo se vê imagens dos projetos do candidato para criar a Costa Oeste do Paraná. Nas entrevistas da campanha,o governador aparecia sempre com prancheta, cavalete e com pincel na mão para explicar os projetos das grandes transformações que previa para o Oeste do Estado o que incluiram os Jogos Mundiais da Natureza cuja abertura aconteceu há 14 anos - entre 27 de setembro e o começo de outubro. 
Aconteceu de tudo desde então: abandono de estruturas, descontinuidade dos jogos e outros desvios. Por outro lado e com a exceção de estrutras definitivamente destruídas como a Base Náutica de Foz do Iguaçu, a iniciativa lerniana foi a semente para o que hoje continua sendo feito desta vez com a intervenção da Itaipu Binacional na "antiga" Costa Oeste. Projetos como o Cultivando Agua Boa, a mudança de identidade de Costa Oeste para Caminhos ao Lago de Itaipu e outras, me parecem que dá validade a tudo. Um dos pontos altos da proposta de Lerner foi o que seria o Canal de Canoagem que deveria servir de palco para as corridas de kayak. As obras não conseguiram ser terminadas para os jogos. Mas hoje estão sendo usadas após a Itaipu Binacional ter assunido a batuta e ter concluído o canal onde acontece hoje provas de kayak-slalom e rafting. A foto dois, mostra o prefeito Harry Daijó encerrando um dos grandes e inesquecíveis congressos realizados em Foz do Iguaçu: o Brasil Brau '99. 
 
O evento é o maior e único evento nacional da tecnologia e da indústria da cerveja. Foi realizado em Foz duas vezes, depois o perdemos para sempre. Digo isso porque de 1999 até hoje são 12 anos. As duas edições em Foz foram muito boas tão boas que é um evento que ficou na memória. Fica uma sugestão de evento para corremos atrás e trazer de volta para a Terrinha. Tem outros dois eventos que perdemos para Curitiba e Florianópolis. Estou falando sobre (e cobrando) o Mercosuper e o Brasil Telecom! A terceira foto é um registro quase arqueológico da Base Naútica de Foz do Iguaçu.

2 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito Daijó foi extremamente injustiçado. Um político diferenciado. Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

O prefeito Daijó foi extremamente injustiçado. Um político diferenciado. Parabéns pelo post!