quarta-feira, 23 de novembro de 2011

X-Games 2013 em Foz? É possível!

Estive no Campeonato de Mini Ramp na semana passada em Foz do Iguaçu – mais especificamente no antigo heliporto das Cataratas do Iguaçu tendo como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu. O ambiente, como sempre acontece em eventos de esportes radicais, estava ótimo. Esse campeonato foi montado especialmente para atrair a atenção dos executivos da ESPN internacional para Foz do Iguaçu que é candidata à sede dos X-Games 2013. Na linguagem oficial Foz do Iguaçu é uma “Bidding City” ou “cidade licitante” (foto). Quando a gente fala de X-Games 2013 em Foz não quer dizer que os jogos de Esportes Radicias que se realizam desde 1995 em Los Angeles no verão e Aspen (EUA) e Tignes (França) no inverno vão deixar de acontecer lá para se transferir a Foz. A coisa é maior. A ESPN anunciou a expansão dos jogos a partir de 2013 que passará a ter mais três localidades a serem escolhidas via “licitação” na Ásia, Oceânia e América do Sul. A galera (comunidade) dos esportes radicais estão torcendo para que o Brasil seja vencedor e traga os jogos para cá. Mas para os “iguaçuenses” não basta ser Brasil tem que ser Foz do Iguaçu. Lembremos que em 2008 o X Games teve uma passagem pelo Brasil e em 2010 deveria ter acontecido no Sambódromo do Anhembi (SP), porém foi cancelado devido à entrada de areia na engrenagem e ninguém sabe por quê. Saiba mais sobre a expansão dos X-Games neste vídeo no You Tube!















Atividades na Praça da Bíblia

Como disse o Blog de Foz iria ficar fora do ar por um bom tempo e ficou. Vamos voltando aos poucos. Nesse período de folga, muita coisa aconteceu. Para compensar começo a atualizar alguns acontecimentos que o Programa 'Bairronauta' registrou. Hoje pela manhã, e só na Praça da Bíblia, acompanhei e fiz umas fotos no Centro de Convivência do Idoso que está em fase de encerramento de atividades para o ano e quer fechar com chave de ouro - ai chavão ! O grupo de danças italianas do Centro de Convivências está dando os toques finais na apresentação que será mostrada no dia 5 de dezembro - data do encerramento. Algumas das participantes também fizeram dança árabe com Nina Nassif. Atenção! Alguém sabe quem filmou a apresentação de dança árabe do pessoal do Centro de Convivências? Entre em contato com o Centro porque o pessoal está atrás de uma cópia do vídeo. Acompanhei também o ensaio de algumas músicas do Coral Italiano do Centro de Convivência do Idoso. Escutei e me arrepiei com a música Santa Lucia interpretada pelo grupo. Vou ficar de olho sobre a programação para divulgar. Vale a pena ver o resultado do trabalho. Nomes? Logo darei.



















quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aeroporto de Foz do Iguaçu: imagens emocionantes

Minha colega Ruth Sanchez da Martin Travel me enviou o link para este vídeo no YouTube. É um pequeno documentário produzido pela Agência Nacional e parte do acervo do Arquivo Nacional e que mostra a Foz do Iguaçu de 1965 época da inauguração da Ponte Internacional da Amizade. As imagens que coloco aqui foram capturadas do vídeo. Foz do Iguaçu tinha 15 mil habitantes e faltava pouco para BR-35 ser inaugurada.
O locutor dizia que com a BR-35 em funcionamento seria mais fácil para que o brasileiro pudesse vir conhecer as Cataratas. Vou focar aqui no antigo Aeroporto do Parque Nacional do Iguaçu – lembra que esse era o nome oficial do aeroporto? Uma obra do arquiteto Ângelo Alberto Murgel, autor de projetos de várias sedes de parques nacionais, prédios públicos entre outros. Sou fã do prédio do Gresfi nosso antigo aeroporto e rendo a ele todo o seu valor imaterial, cultural e histórico de Foz do Iguaçu. Confira as lindas fotos do avião modelo DC-3 da Varig. Essa era época de grandes e inalcançáveis (para o bolso) viagens.
Nunca voei nesse avião. Já vi muitos voando especialmente tanto recent
emente como peça de colecionadores e alvo de amores de muitos aficionados à idolatria desse avião. Quando criança vi vários decolar e pousar no Campos dos Palmares. Olhava com inveja e admiração as tripulações, os pilotos e sonhava em ser um deles um dia. Não deu! Aí estão as ótimas imagens de aviões no chão, passageiros no gramado do atual GRESFI, tripulação conversando: a saudade Varig tão pioneira na Terra das Cataratas e nos céus do Brasil.