quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aeroporto de Foz do Iguaçu: imagens emocionantes

Minha colega Ruth Sanchez da Martin Travel me enviou o link para este vídeo no YouTube. É um pequeno documentário produzido pela Agência Nacional e parte do acervo do Arquivo Nacional e que mostra a Foz do Iguaçu de 1965 época da inauguração da Ponte Internacional da Amizade. As imagens que coloco aqui foram capturadas do vídeo. Foz do Iguaçu tinha 15 mil habitantes e faltava pouco para BR-35 ser inaugurada.
O locutor dizia que com a BR-35 em funcionamento seria mais fácil para que o brasileiro pudesse vir conhecer as Cataratas. Vou focar aqui no antigo Aeroporto do Parque Nacional do Iguaçu – lembra que esse era o nome oficial do aeroporto? Uma obra do arquiteto Ângelo Alberto Murgel, autor de projetos de várias sedes de parques nacionais, prédios públicos entre outros. Sou fã do prédio do Gresfi nosso antigo aeroporto e rendo a ele todo o seu valor imaterial, cultural e histórico de Foz do Iguaçu. Confira as lindas fotos do avião modelo DC-3 da Varig. Essa era época de grandes e inalcançáveis (para o bolso) viagens.
Nunca voei nesse avião. Já vi muitos voando especialmente tanto recent
emente como peça de colecionadores e alvo de amores de muitos aficionados à idolatria desse avião. Quando criança vi vários decolar e pousar no Campos dos Palmares. Olhava com inveja e admiração as tripulações, os pilotos e sonhava em ser um deles um dia. Não deu! Aí estão as ótimas imagens de aviões no chão, passageiros no gramado do atual GRESFI, tripulação conversando: a saudade Varig tão pioneira na Terra das Cataratas e nos céus do Brasil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região