sábado, 10 de março de 2012

Blog de Foz na Baia do Alto Rio Iguaçu: Piraquara e RMC








Em 2oo7 passei uns seis meses em Curitiba ou melhor em Piraquara cidade sede de um complexo penitenciário, cidade que concentra a maior parte dos mananciais de águas que abastecem Curitiba e Região Metropolitana, também cidade que junto com Quatro Barras tem crescimento controlado. Em Piaraquara, por exemplo, não se permite a construção de hotéis. Em Piraquara me dediquei a explorar nascentes, riachos, pequenos rios e rios só porque todos estão na Bacia do Rio Iguaçu e essa água toda um dia chegará às Cataratas do Iguaçu e à foz do rio Iguaçu. Na verdade a RMC é parte da BARI - Bacia do Alto Rio Iguaçu. A foto principal mostra um lugar que é visto por milhares de pessoas todos os anos. São algumas casas localizadas próximo à entrada do primeiro dos túneis encontradas na ferrovia Curitiba-Paranaguá para quem desce sentido litoral. O local ou bairro (distrito( se chama Roça Nova e pertence a Piraquara. Fiquei a esse local várias vezes. Fui de ônibus e voltava a pé para Piraquara. Uma das fotos menores mostram o túnel nº 1 da rota Curitiba-Morretes-Paranaguá. A maioria das pessoas nem notam o local. Mas quando estava po aí eu tinha vários sonhos um deles era ver a estação revitalizada, recuperada; as casas concedidas à iniciativa privada ou preferencialmente para uma cooperativa de artesãos, artistas e produtores rurais familiares. Eu sonhei também com uma base minha nessa casa de madeira com três janelas, sem pintura, que aparece na foto à direita. Em toda a região a ente vê ataques à natureza especialmente a rios e pequenos riachos ou córregos. Todos estão de alguma maneira subjugados. Como mostra a foto pequena à esquerda abaixo da foto do túnel. Clique nelas para ver em resolução maior. Tenho uma revelação secreta: eu andava todos os disas sobre os trilhos. Sozinho, com meus filhos e netos e até com minha esposa que na época estava grávida de três meses. O segredo é que apsar de viver nos trilhos nunca fui a Morretes de trem. Nunca peguei o Trem da Serra operado pela Serra Verde Express. Mas sobre os trilhos muita gete me cnhecia: maquinistas, membros das equipes de manutenção. E foi por ter conhecido tanta gente da equipe de manutenção que descobri, por exemplo, que houve um erro na construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá. Ao lado do primeiro túnel do qual falei acima, há outro. O pessoal da equipe que conserva os trilhos me disse que o túnel foi furado errado. Parece que duas equipes trabalham na construção de túnel um delas errou o "prumo" e se desviou. Se você clicar na foto do túnel (primeira das pequenas acima) você o túnel "fantasma" ao lado.
Adicionar imagem












3 comentários:

Unknown disse...

Opa, gostaria de saber que onibus pega para ir para roça nova? existe um onibus que saia do terminal de piraquara e va para la direto?
abraço!

Unknown disse...

Ola, gostaria de saber que onibus voce pegou para ir para roça nova? existe algum onibus que saia do terminal de piraquara? qual os horarios se tiver...obrigado

Jackson Lima disse...

Olá Rafael, desculpe a demora. Da Praça santos Andrade saem os ôninus para Piraquara. A praça é aquela onde fica a Faculdade de Direito do UFPR; Ele vai até o terminal de Piraquara. De lá, saem dois ônibus por dia para Roça Nova. Um, pela manhã. Outro depois do meio dia. Me parece que às 13h. Como o ônibus é integrado, você não paga passagem no trecho Terminal Piraquara - Roça NOva. Vou voltar lá em março / abril para ver como está. Um abraço!