segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nota do Comtur que responde a publicação: O Parque Nacional é Casa de Quem?

                 
                 Foz do Iguaçu, 10 de agosto de 2012
                                               
                                           NOTA OFICIAL



Tendo em vista a publicação (postagem) do artigo "Parque Nacional do Iguaçu é casa de quem?", no blog www.papoentrenos.blogspot.com, de autoria do jornalista Douglas Furiatti e divulgado pela empresa Grampo Comunicação, este Conselho Municipal do Turismo de Foz do Iguaçu, resolveu comentar a publicação a título de esclarecimento 


Caro jornalista


É fácil dizer que os ambientalistas estão preocupados com o trânsito de veíulos dentro da Unidade de Conservação. Inaceitável é o fato da afirmação atribuída a ambientalistas, assim generalizada e sem nome, esconder uma hipocrisia. Você tem razão, caro jornalista, ao dizer que "a Unidade é lar de várias espécies da fauna e da flora regional". Tem razão ao complementar que "elas são as moradoras genuínas, pois estavam lá muito antes de o homem pensar em conhecer ou se achar o dono do local" e dizer ainda "na verdade, o ser humano é o invasor. Ele entra, devasta, explora a natureza, desfigurando habitats, extinguindo animais e plantas, raramente sendo responsabilizado. Complicado, caro jornalista, que merece nossso respeito, é dizer que a hipocrisia nesse discurso é abundante. Na lista dos humanos invasores que usurpam a habitat natural e legítimo das centenas de espécies que habitam, e que genuinamente se acham donos do que você se refere com o termo humano de "unidade" estão os próprios agentes da dita conservação. Lá moram, lá têm suas casas, seus carros, seus campos de futebol, suas churrasqueiras, sua festas de recepção, campeonatos de futebol, festas de confraternização regadas a cerveja, tratando a "Unidade" que na realidade é muito mais que isso, é um Patrimônio da Humanidade, como se fosse propriedade privada.  É rentável esta proteção privilegiada.

Quanto à  "dificuldade de se descobrir os responsáveis", que o caro jornalista em seu brilhante texto menciona, é parte da hipocrisia atribuível aos agentes da conservação instalados em seu privilégio. Bastaria um mínimo de organização para rever a lista dos veículos que passaram pela portaria para definir por onde começar a pesquisa. Engana-se, o caro jornalista que a questão se resume ao fato de entrar ou não entrar na unidade de conservação. Tem a ver e muito com a transparência ou a sua falta neste jogo. Faltando, caro jornalista, poucos dias para a implementação da medida que restringe a entrada, a comunidade turística de Foz do Iguaçu, que, embora os agentes de conservação não respeitem e nem a eles dêem reconhecimento algum por manter as Cataratas do Iguaçu  com boa taxa de visitação, ainda não foi dito transparentemente, como funcionará, por exemplo, o transporte de nossos clientes até o Hotel das Cataratas; afirma-se que haverá um novo transporte. Não merece a cidade saber que transporte é? Afirma-se que o número de turistas será controlado, quando, como e baseado em que critérios? Não se sabe. Quando o setor irá saber? Como, o caro jornalista reconheceu, a Justiça está certa. Disso temos conhecimento. 

O fato dos agentes da consevação em seu condomínio privatizado e de luxo terem de informar à Justiça até o dia 15 de agosto de 2012 que estrutura, quantidade de veículos, previsão de movimento e que critérios serão utilizados para a escolha da estrutura, da quantidade de veículos e da previsão de movimento é sinal de que a Justiça é certa, verdadeira e evidentemente justa. E nas mãos desta Justiça que o Conselho Municipal de Turismo de Foz confia o futuro da atividade turística que é legal e resposnaével pelo bem-estar de milhares de pessoas neste muncípio. E confiamos na intermediação desta Justiça para que deste tumultuado momento, saia um modelo ambiental e socialmente justo e que, saiba também, restringir privilégios daqueles que se julgam possuidores do Patrimônio Mundial - Parque Nacional do Iguaçu.


CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO
DE FOZ DO IGUAÇU

Nenhum comentário: