quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Casa Foz Design - um show de proposta

E a casa container está pronta para zarpar

A última vez que vi tanta gente trabalhando tão arduamente foi uns dois dias antes de Noé entrar na arca. Aquela pressa saudável, animais chegando, atividade por toda parte. Todos prontos para zarpar. Foi o que senti segunda-feira quando passei pela Casa Foz Design e fiz as fotos que posto aqui. Tudo é grandioso e há um esforço renovador que só acontece em ocasiões especiais como aquela de Noé. O que é? É uma casa feita de containers. É uma casa amostra. É uma casa dica. É uma casa evento. É uma casa atração. É uma casa mutirão. É uma casa atrativo turístico. A casa-evento abre hoje e ficará aberta até novembro. O esforço humano colocado ali é tremendo. 

Pelo menos 300 profissionais colocaram a mão na massa para apresentar ao público suas propostas. Daí me parece que é também uma Casa Cooperativa. Na hora que passei lá, havia um congestionamento de carros estacionados que traziam material para a arca - quer dizer casa. Desejo todo o sucesso para todos os que deram vida a este projeto-evento-casa-amostra. É também uma casa debate. No mes que vem, o mundo vai estar reunido em Varsóvia, Polônia para discutir as mudanças climáticas. Ainda este mês, o Brasil vai discutir a política Nacional dos Resíduos Sólidos em Brasília. Há preocupação sobre o que fazer para evitar o desperdício e o entupimento de terrenos baldios com sobras da construção. 

A Casa Foz me inspira e me deixa feliz ao saber que em Foz do Iguaçu, uma cidade de hábitos conservadores que não ousa em construção,  transporte, educação ou saúde receba este evento. Muita sorte a todos os envolvidos. Nao deixe de visitar a casa. Vá lá se inspirar. Antes de me despedir deixe-me dizer que já há em Foz uma casa container. É um container só que serve de lugar de abrigo para uma família no Parque Presidente. Finalmente o que está em discussão é a sustentabilidade e a reutilização. Outra homenagem: não esqueça que o container foi inventado em 1955 por Malcom P. McLean nos Estados Unidos. A invenção que mudou o mundo dos transportes também aponta para uma nova concepção de residência. Abra a cabeça, o coração e visite a casa! Confira as fotos!


Na Avenida das Cataratas

Atenção aos detalhes

Quase lá ... 

Uma casa mutirão 


Uma saudosa pressa para terminar

Nenhum comentário: