quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Coleta seletiva começa na cozinha: lixeiras mostram o caminho




 A coleta seletiva começa na cozinha e as novas lixeiras facilitam o trabalho e administra a disciplina. É como um aparelho ortodôntico. Fiz uma experiência. Quase chorava todos os dias quando de minha casa saiam seis, sete ou mais sacos plásticos fedidos com lixo molhado, chorume escorrendo e eram colocadoa na lá frente à espera do caminhão. Como eu passaria a cultura da separação em casa? A solução chegou na forma das lixeiras que aparecem nas fotos. A de cima é uma versão dupla. Em baixo, a versão quadrupla. Note que as duas - da  mesma fábrica, tem um pedal que quando acionado abre todos os sacos plásticos. Elas reutilizam os sacos plásticos. Na primeira semana, só colocamos lixo na rua à espera do caminhão uma vez. Papel, plástico, metal e resto de cozinha tudo separado.
O resto de cozinha eu já não ponho na rua há mais de um mês. Estou compostando esse material. A minhoca que me passou na cabeça é que fazendo isso, é possível diminuir a passagem do camiho de cinco para três, duas ou, quem sabe uma vez por semana. Ainda choro porque não consegui que esse material fosse levado para um ponto de coleta e que fosse levado por uma cooperativa de catadores e que o meu produto fosse transformado em matéria prima. Por enquanto, o que está lá foraagrinha, vai ser levado para o mesmo local. Foz do Iguaçu paga R$ 2.5 ou 2,7 milhões mensalmente para a coleta delixo. Se reciclarmos, poderemos cortar este gasto pela metade? Em Foz material que não se recicla. Há um lugar onde vejo que há garrafas de cerveja jogadas há mais de 15 dias. O vidro dá trabalhao para reciclar. Mas cada quilo de vidro reciclado gera um quilo de vidro novo. Alguém compra vidro em Foz? Vou prcurar a resposta e depois conto para vocês. Outro produto complicado é a embalagem de tetra pac aquela do leite longa vida, sucos, todinho entre outros. Há uma site com uma lista decompradores em todo o Brasil. Na lista aparecem vários compradores do material em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu entre outros municípios. Não fui conferir ainda. Porém a lista apresenta também endereços de PEVs ou Pontos de Entrega Voluntária. Esses fui conferir e "reporto" de primeira mão para você: não funcionam. Segundo a lista os PEVs de Foz estaraim nas lojas do Supermercado Muffato de Foz e no BIG. O gerente me explicou que deve haver um engano. O que eles fazem é facilitar o acesso do catador ao depósito em hora determinada e abrir mão do próprio estabecimento prensar o material e mandar para as centrais aproveitando o frete de volta. Insisti e o gerente disse: ".nâo há ponto de recebimento de embalagem em nossos mercados". Assim, avisarei o pessoal do site e continuarei procurado entender esse mundo. Falando de ponto de coleta, vi uma caixa para coleta de pilhas e baterias na loja Maxxi Aacados Walmart da Avenida República Argentina.  Finalizo dizendo duas coisas: tenho algumas lixeiras do modelo quadruplo caso você fique interessado ou interessada. Segundo a partir de 2014 muitas dessas coisas serão cobradas por lei. É melhor fazer antes! Abordei este tema antes na postagem Lixo Feio - Lixo Bonito. Contato imediato: limajac@gmail.com 

Nenhum comentário: