sexta-feira, 21 de março de 2014

Autoridades e eventos oficiais do Salão Paranaense

Abertura da Feira do 20º Salão Paranaense do Turismo 
A ausência do governador Beto Richa  e do prefeito de Curitiba, Maurício Fruet passou um sentimento de abandono do turismo para os cerca de 500 participantes na abertura do 20º Salão paranaense do Turismo. Por isso a extinção da Secretaria de Turismo foi lembrada assim como se lembrou a possível falta de compromisso com o turismo que é uma atividade econômica. 

Quem representou o governador na abertura do evento foi a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. Em panos justos ela disse que não foi exatamente uma extinção mas sim uma “fusão” de duas secretarias. 

Após a abertura houve uma degustação gastronômica que foi melhor que um jantar. Foi uma degustação coletiva na qual 10 empresas ou entidades enviaram chefs que apresentaram suas criações. Os chefes de cozinha de 10 restaurantes de Curitiba se juntaram para preparar pratos de degustação para as mais de 500 pessoas que participaram na abertura do Salão Paranaense. Eles embarcaram na ideia mais defendida pela presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika: a gastronomia é parte da oferta turística do Paraná.    
Os chefes de restaurantes como Cantina do Délio, o Grego Gyros, Madalozo de Morretes e o curso de gastronomia do Centro Europeu trouxeram comidas como o Mussaká, tapioca de siri, barreado e massas italianas. O programa Paraná Gastronomia ficou oficialmente lançado.

Na manhã seguinte, o secretário do turismo do Pará, Adenauer Goes  foi o debatedor do Fórum de Políticas Públicas do Turismo. No Pará havia ocorrido o contrário do Paraná. O governo do Pará manteve a Paratur para questões de divulgação e criou a Secretaria de Turismo. No Paraná, a secretaria foi extinta e fundida mantendo a Paraná Turismo para divulgação, gestão e fomento. Participaram na mesa empresários conhecidos como Adonai Aires de Arruda, o homem dos Trens Turísticos mais forte do Brasil, da Fecomércio, Darci Piana; deputado Anibel Neto, Roberto Bascovis, presidente da Abav –Paraná, o presidente da Federação de Convention Bureaux  do Paraná, Sérgio Takao Sato além de casa cheia de empresários, secretários de turismo, estudantes e lideranças diversas. Eu pensei na hora que o governador Beto Richa estava em maus lençóis.     
Adenauer Goes (PA) e Sérgio Takao Sato (PR) 

Adenauer, Sato, Azevedo, Piana, Faisal Saleh  

Secretário do Turismo do Pará 
Pelo menos 14 entidades, empresas ou personalidades importantes para o turismo do Paraná foram homenageadas na abertura oficial do 20º Salão Paranaense do Turismo. Entre os homenageados a única cidade foi Foz do Iguaçu. A frase “o exemplo de Foz” foi muito mencionada quando se falou de “gestão integrada” e fundo do turismo. No caso de Foz do Iguaçu foi citado como exemplo o Fundo Iguaçu financiado pela Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, e Iguassu Visitors & Convention Bureau.

(Abertura) Abertura oficial da feira nesta quinta-feira reuniu mais de 500 pessoas: na foto: Paulo Angeli, Festival do Turismo das Cataratas; Marcelo Woelmer, Abrasel-PR; Secretário de Esportes e Turismo Evandro Roman; Juiana Vosnika, Paraná Turismo e Aldo Carvalho, Sebrae-PR;

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região