quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tenrikyo inaugura igreja oficial em Foz do Iguaçu

 Clique na foto para ampliar

Altar ficará pronto até o dia 31 de maio.



Igreja Tenrikyo terá templo oficial em Foz do Iguaçu


Diversidade cultural da Terra das Cataratas fica mais rica a partir de 1° de junho

Jackson Lima

Até agora comunidade tinha Casa de Divulgação.
Agora será Igreja
A Casa de Divulgação da Igreja Tenrikyo – uma organização religiosa de origem japonesa, será transformada em Igreja a partir de 1º de junho. A informação é do missionário e responsável pela Tenrikyo em Foz do Iguaçu, Lioji Kimura. Faltando menos de um mês para a fundação oficial da igreja, os membros da igreja trabalham voluntariamente para dar os últimos detalhes na construção localizada na Vila Yolanda.

Senhoras preparam as persianas do altar
Segundo Kimura, no dia 31 deste mês, haverá a consagração oficial do templo com a colocação do Símbolo Sagrado no altar principal. O palco onde se encontra o altar principal será uma das mais belas construções japonesas em Foz do Iguaçu. “Trouxemos um profissional em carpintaria no estilo japonês de Bauru onde se encontra a sede brasileira da Igreja Tenrikyo no Brasil”, explicou Kimura. No dia 1º de junho, haverá a fundação oficial do que contará com a presença do primaz da Igreja no Brasil, Yuji Murata. Esta semana, a reportagem da Gazeta acompanhou uma tarde de trabalho no templo. Mulheres da comunidade japonesa de Foz do Iguaçu trabalhavam na confecção das persianas que ocuparão a área do altar. “O material que bordeja as persianas foi trazido do Japão”, lembrou Kimura. Do Japão veio também o Símbolo Sagrado que transformará a casa de divulgação na mais nova igreja Tenrikyo entre as 88 existentes no Brasil. “Esta será a 89°”, disse o responsável.

Lioji Kimura
Historia – Lioji Kimura chegou em Foz do Iguaçu em 1986 onde começou a trabalhar como guia de turismo. Dois anos depois começou a construir a casa onde mora e manteve o local de divulgação e práticas da Igreja Tenrikyo. Durante todo esse tempo, no endereço ele manteve as atividades diárias que inclui uma missa matinal e outra à noite.    

A religião é tradição da família há muitos anos. O avô dele, Ichinosuki Kimura fundou a Igreja Tenrikyo em Jussara no Norte do Paraná. O pai, Shozo Kimura fundou a igreja de Cianorte. O neto acaba de realizar o sonho de fundar a Igreja em Foz do Iguaçu. O edifício que será consagrado no dia 1° de junho, 10 dias antes do centenário de Foz do Iguaçu, teve a construção iniciada em 2002. O novo templo fica na Rua Frederico Engel, 810, na Vila Yolanda. Além da mais nova igreja da colônia japonesa, Kimura e amigos também ajudam na preservação da cultura japonesa por meio de uma Escola de Japonês localizado no bairro e um grupo de Taiko (tambor japonês) na sede da Associação japonesa de Foz do Iguaçu    
  
* Este material foi publicado no caderno C, d'A Gazeta do Iguaçu, Foz do Iguaçu.  

Nenhum comentário: