quinta-feira, 8 de maio de 2014

Parque Nacional do Iguaçu de novo na corda bamba da Unesco

A assessoria de imprensa da WWF-Brasil publicou a seguinte nota, que foi amplamente reproduzida em sites nacionais: 

A Unesco publicou na última semana um relatório sobre a situação de todos os patrimônios da humanidade. Nele, adverte que o Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, poderá voltar a ser listado como área em perigo, como aconteceu em 1999 com a abertura da chamada Estrada do Colono. 
As ameaças mais graves apontadas pelo relatório são o início da construção da Hidrelétrica de Baixo Iguaçu, a apenas 500 metros dos limites do parque, e a possibilidade de reabertura e asfaltamento da Estrada do Colono, cortando a porção mais conservada do parque. A obra da usina já está acontecendo e afeta diretamente o Rio Iguaçu acima das cataratas, que é o maior atrativo da região e a maior justificativa para seu tombamento mundial. É parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal” ... Veja a nota completa.

O relatório Estado de Conservação de 2014 do Comitê do Patrimônio da Unesco  referente ao Parque Nacional Iguaçu (Brasil) se encontra Aqui. O relatório SOC 2014 para o Parque Nacional Iguazú (Argentina) se encontra aqui, confira. O Blog de Foz falou sobre isso nesta postagem. Na postagem, o Blog de Foz destaca os motivos que poderão levar o Parque àquela lista negativa. Porém, é necessário dizer que a informação da WWF não está completa. A postagem anunciou que em janeiro de 2014 Brasil e Argentina deveriam apresentar um relatório conjunto explicando sobre o Estado de Conservação dos dois parques Iguaçu / Iguazú. Os dois países apresentaram relatórios separados. A Unesco não os considerou suficientes. O relatório da Unesco (links acima) confirma que os dois países apresentaram o relatório conjunto exigido mas informa que as informações não são suficientes. A noticia divulgada pela WWF é boa para dar um alerta mas se limita ao lado brasileiro unicamente e destaca a Usina e Estrada do Colono. Enfatizo que os dois parques / patrimônios estão em dívida.  Relembro a lista dos fatores que afetam o Parque Nacional do Iguaçu segundo o relatório do estado de Conservação de 2012:  

a) Projeto de Hidrelétrica;
b) Pressão para a reabertura de estrada ilegal;
c) Caça e extração ilegal de madeira;
d) Desenvolvimento não coordenado (Com o lado argentino
e) Falta de cooperação transfronteiriça;
f) Falta de financiamento sustentável;
g) Problemas ligados com o uso público;
h) Falta de um Plano de Uso Público Compreensivo

Voltaremos ao assunto!


Nenhum comentário: