sábado, 14 de junho de 2014

Argentina restaura antigo hotel das Cataratas - Patrimônio Histórico de Puerto Iguazú

O antigo Hotel Cataratas del Iguazú ***
Já restaurado e inaugurado como Centro de Interpretação Ambiental do Parque Nacional Iguazú  (divulgação)


O menú do restaurante do Hotel Cataratas del Iguazú do dia 19 de agosto de 1947 oferecia o seguinte para os privilegiados hóspedes, segundo José Antonio Fragas, guarda-parque aposentado do Parque Nacional Iguazú,  no livro "Parques Nacionales - La razón de mi Pasión": *

Menu
CENA 
19/8/1947

Mayonesa de Atún
Consomé Pastina a la reina
Timbal de Maíz
Spezzatino de Teraera Funghatto
Pesceto de Novillo hechado al Horno
Coliflor Fines Herbes  
Fina Pastelería  
Café

Esta nota se justifica porque o prédio do antigo Hotel Cataratas del Iguazú foi restaurado, ganhou nova missão e foi inaugurado no final de maio deste ano. A nova missão do "Viejo Cataratas", apelido carinhoso dele, é servir como Centro de Interpretação Ambiental do Parque Nacional Iguazú. Interpretação é uma parte importante do novo Centro que servirá também de apoio à venda de artesanato mbyá guarani.  Graças ao livro de Fragas, foi possível conhecer a logo original do Hotel: um "H", contornado por um "C", maiúsculos, tendo uma palmeira pindó cortando o centro do água representando o "i". Muito sábio o uso da palmeira porque nada é mais simbólico das Cataratas do que as Palmeiras Pindó além de serem parte da tradição e visão de mundo guarani.

O Hotel foi inaugurado em 1922. A construção começou em 1920 pelo engenheiro Otto Hansen, que explorava ou sublocava as terras que pertenciam a Domingo Arrayagaray Echeverría e que mais tarde seriam compradas pela "Nação" * para a criação de um Parque Nacional. Ayarragaray morreu em 1921 sem ver a inauguração do hotel. Hansen prosseguiu com a exploração do hotel após negociação com os herdeiros do uruguaio de descendência vasco-espanhola Ayarragaray falecido em Buenos Aires. O novo Centro de Interpretação foi inaugurado com a presença do ministro do Turismo Henrique Meyer, do governador da Província, Maurice Closs, autoridades municipais, o chefe do Parque Nacional Iguazú, Juan Sergio Bikauskas e do chefe do parque Nacional Iguaçu, Brasil, Jorge Pegoraro. Acrescento que o edifício do Velho Hotel foi declarado Patrimônio Municipal de Puerto Iguazú pelo Conselho (Câmara) Municipal desde 2009 junto com outros sete prédios no centro da cidade-gêmea com Foz do Iguaçu. Além do antigo Hotel Cataratas del Iguazú na área das Cataratas, o Antigo Mirante  (ao fundo na foto) que por anos ofereceu uma grande visão das Cataratas para os mais destemidos, também foi incluído na lista do patrimônio histórico e cultural de Puerto Iguazú.

 *  Editorial Administración Parques Nacionais (APN) da Argentina / Cortesia do intendente anterior do PN, Daniel Crosta.
** "Nação" em vez de dizer governo federal;  
*** Foto cortesia de Leontina Fernandes, in memoriam. (Filha de Leodato Fernandes topógrafo do DNER responsável pelos levantamentos da Ponte Internacional da Amizade)            

Nenhum comentário: