sábado, 14 de junho de 2014

A inesquecível Festa Ecumênica Iguaçuense para Iemanjá em 1993

Missa ao som do atabaque com oferendas ...

Porque Foz é centenária. 
É bom lembrar algumas coisas! 

Foi a 18ª Festa de Iemanjá celebrada no domingo, 7 de fevereiro de 1993. Foz do Iguaçu ousou. Às 5h da tarde daquele dia, um caminhão do Corpo dos Bombeiros chegou trazendo a imagem de Iemanjá e a de Nossa Senhora dos Navegantes puxando uma caravana, uma procissão. No Porto Meira, um pouco antes da rampa que na época dava acesso público e irrestrito ao rio Iguaçu, membros da organização haviam preparado um altar onde seria realizada uma missa.
A soltura da pombinha da paz foi muito bonita

Os religiosos responsáveis pela missa era da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Era uma missa normal celebrada pelo bispo Dom Manoel José da Rocha e o padre Zeferino Ranzolin com a diferença de que tinha acompanhamento também de atabaques. Havia próximo ao altar católico, um “conga”  ou altar de umbanda e candomblé. No altar afro-brasileiro havia oferendas que ima desde flores, perfume e comida.
Missa ao som do atabaque com oferendas ...

Na missa os padres católicos lamentaram que os direitos dos africanos a adorarem a Deus da maneira que eles entendem não tenha sido respeitados. Segundo o material publicado n’A Gazeta do Iguaçu e assinado por mim passou a idéia de celebração da liberdade.Destaco a participação dos bombeiros, do Macudo Safari e da Capitania de Portos do Rio Paraná.

 
Adicionar legenda

Como no evento, na época, já havia a participação de argentinos e paraguaios, a festa apontava para um futuro promissor. Ainda continua, mas a ousadia universalista demonstrada naquele ano, é algo que pode e deve ser recuperado, resgatado.A Festa de Iemanjá continua sendo celebrada em Foz do Iguaçu e após um período de calma, começa a recuperar a Força. Nos últimos três anos tenho acompanhado a festa iniciada em Foz do Iguaçu pela Mãe de Santo Vó Benedita e agora sob a liderança da Ialorixá Mãe Amanda Vieira do Porto Meira.             

Por que não teve continuidade?

Nenhum comentário: