quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bandeira de Taiwan é hasteada em Foz (pela primeira e última vez)


Bandeira da República da China (Taiwan) oficialmente hasteada 
 Havia uma inocência no ar nos anos 90. O Muro de Berlim havia acabado de cair e a guerra fria chegava ao fim. Começava uma disputa morna e Foz do Iguaçu não conseguia entender bem o que acontecia. A "Feira das Nações" de Foz do Iguaçu é dona de um dos nomes mais bonitos já criados pela comunidade organizadora de eventos de Foz do Iguaçu. 
 
Em maio de 1992 aconteceu uma Fenartec especial. Foi uma das mais animadas. Um dos motivos foi a participação da Coréia e da China – quer dizer da República da China. Na metade dos anos 1980 até certa parte dos anos 90, um dos sonhos de muitos iguaçuenses era vender uma casa para os chineses que chegavam na região fronteiriça em grade número. 
 
A comunidade chinesa em Foz do Iguaçu era na maioria de Taiwan, a ilha que já foi chamada de Formosa pelos navegantes portugueses porque de longe ela parecia formosa. Em 1992, um ano bom, os organizadores da Fenartec convidaram a comunidade chinesa para participar. 

Comunidade Taiwanesa teve a maior presença na festa daquele ano
Taiwan e China

A adesão foi em peso, várias barracas foram compradas com direito a karaokê chinês, comida e entrega de brinquedos para entidades locais. A comunidade adquiriu vários stands e foi uma das etnias presentes super alegres. 

No dia da abertura, por volta das 19h40, foi tocado o hino nacional brasileiro. A flâmula verde-amarela foi hasteada lentamente pelas autoridades e simultaneamente subiam o mastro as bandeiras das comunidades presentes: argentina, paraguaia, portuguesa, ucraniana (da República de Prudentópolis), japonesa, coreana – também participando pela primeira vez, libanesa, também super animada e é possível que venha havido outra. Em seguida, foram cantados os hinos nacionais de cada colônia. 

 

Eu cobria a cerimônia para A Gazeta do Iguaçu pois eu acompanhava a historia de Taiwan e sua luta para existir apesar da oposição da República Popular da China, a China Grande.  Ainda era época de guerra fria. Taiwan era pró-Oeste e a China era o perigo. Na América do Sul, daquela época como ainda é hoje, Taiwan só mantinha relações diplomáticas plenas com o Paraguai e o Equador. Ver um chinês da China Popular era muito difícil. Na matéria repercuti o fato da bandeira de Taiwan ter sido hasteada no Brasil pela primeira vez e não só, isso, com direito à posição de sentido para o hino de Taiwan. Orgulhosos do acontecimento, chineses, coreanos e outras nacionalidades decidiram com os organizadores que a cerimônia das bandeiras e dos hinos se repetiria até o fim da festa. 

No outro dia, os organizadores foram informados de que havia impedimento para a cerimônia ligada à bandeira de Taiwan pelo motivo de que o Brasil não permitiria por razões diplomáticas. Naquela época, como agora, era normal em Foz as conversas de pé de ouvido, sem que se abrisse ou se abra o jogo. 

De maneira não oficial saiu a informação de que quem impediu a festa foi a Embaixada da China. De lá para cá muita coisa mudou. A China não abre mão de ser a única representante do povo chinês inclusive daqueles que moram em Taiwan e não querem saber dela. Pouco a pouco a influência da China chegou a todo mundo e a comunidade taiwanesa de Foz do Iguaçu começou a ser mais silenciosa ao ponto de hoje ser difícil encontrar quem diga que é de Taiwan. Muitos iguaçuenses ficaram de boca aberta e como sempre tentaram se rebelar. 

Oficialmente as coisas não mudaram. O Paraguai continua fiel à República da China. Tem Embaixada em Assunção e consulado em Ciudad del Este. O Brasil não tem representação diplomática de Taiwan mas tem um escritório comercial. Para o taiwanês vir ao Brasil é necessário uma certa acrobacia. Ainda hoje não seria possível anunciar que o hino de Taiwan seria tocado em uma cerimônia oficial com prefeito e vereadores participando. A Fenartec aconteceu no CTG Charrua. Aí está um evento que não pode ser descontinuado! Festa das Nações!             


 

Nenhum comentário: