sexta-feira, 6 de junho de 2014

Testemunho de Josephina Schimmelpfeng em 2014

Foto 1

A chegada de um vapor procedente de Buenos Aires era um acontecimento. A empresa de navegação era argentina e era mais fácil se abastecer na Argentina que no Brasil. As autoridades de Foz do Iguaçu eram convidadas para almoços a bordo. Na foto, o IBERÁ, com sua tripulação no deck inferior, ao lado do combustível, as lenhas empilhadas. No primeiro passadiço, as autoridades: de quepe e túnica branca, o Comandante. Quase ao lado, de terno claro, o Prefeito Jorge Schimmelpfeng.

Foto 2

Hotel dos Saltos” em construção. Antes do atual, foi o único hotel a existir na área do Parque. Além dos turistas procedentes de Buenos Aires, via navios vapores, beneficiou-se com a hospedagem de celebridades, pelo fato de que a companhia americana de aviação NYRBA (New York-Rio-Buenos Ayres), mais tarde Panair do Brasil, em sua rota, fazia escala em Foz. Esses turistas eram quase todos estrangeiros, um grande número deles da nobreza européia. Brasileiros eram raridade. Foi aí que Eleanor Roosevelt, contemplando as majestosas cataratas, exclamou: “Poor Niagara!”

Foto 3

Foto histórica frente ao Hotel das Cataratas. Sentados, da esquerda para a direita: meu irmão Edgard, Jorge Schimmelpfeng, sua esposa Octávia, as filhas Lucilla e Ottília, o tenente Dulcídio do Espírito Santo Cardoso, Mercedes e Lúcia Samways, filhas de George Samways, o Jorge Inglês, sentado na extrema direita, que foi Prefeito de Foz do Iguaçu entre 1924 e 1937. De pé, seguindo a mesma direção, identificamos o quarto personagem, General Cândido Rondon, comandante do Exército Legalista e, na sexta posição, o Capitão Eurico Gaspar Dutra, do Estado Maior de Rondon.

Oficias do Exército  legalistas 
Em 1922: trajes próprios das mulheres, para passeios às Cataratas

A única foto conhecida até agora ...
Nota do Blog

As fotos que aparecem acima me foram enviadas pela senhora Josephina Schimmelpfeng em 2014. São fotos preciosas e muito importantes. Um exemplo são fotos 1 e 3 onde aparece o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu, Jorge Schimmelpfeng. É a primeira vez que vejo uma foto clara de Jorge Schimmelpfeng. Até agora, a única foto (acima) de Jorge Schimmelpfeng conhecida em Foz é a que esta na Prefeitura, na Câmara e nos registros históricos onde só aparece o rosto dele. Os textos que aparecem debaixo das fotos são de dona Josephina. 

Nenhum comentário: