terça-feira, 23 de setembro de 2014

Foz do Iguaçu forma primeira turma de analistas transacionais

Analistas transacionais de Foz em formação com Rosa Krausz, Andréa LindnerLaucemir Silveira (Curitiba), Maila Flesch (SP)
“O Líder não está mais atrelado a uma pessoa; um líder é quem forma mais lideres”. Esta é uma das afirmações da professora Rosa Krausz, socióloga e analista transacional que esteve em Foz do Iguaçu no sábado, 13, para participar da cerimônia de formatura da primeira turma de analista transacionais (AT-202em Foz do Iguaçu. 

O curso é o primeiro passo para a formação de Analistas Transacionais certificados pela UNAT-Brasil. Os encontros ocorreram de outubro de 2012 a setembro e 2014, tendo como didatas as analistas transacionais: Andréa Lindner (Foz do Iguaçu), Laucemir Silveira (Curitiba), Maila Flesch (São Paulo) e Rosa Krausz (São Paulo).

Segundo Andréa Lindner, a Formação propicia a discussão sobre o funcionamento humano a partir da Análise Transacional, culminando com a compreensão da dinâmica organizacional (equipes, estilo de gestão, comunicação organizacional, entre outros). “Possibilita ao profissional a leitura dos comportamentos organizacionais, o que o qualifica a fazer intervenções adequadas no seu papel, seja como consultor, gestor ou educador”, afirma acrescentando que o  curso de formação é certificado pela UNAT-BRASIL, a entidade que promove o Fórum em Foz  e tem por objetivo preparar o profissional para aplicar a teoria em seu campo de atividade. 

A professora voltará à Terra das Cataratas em outubro para participar no VIII Fórum Brasileiro de AnaliseTransacional, ser realizado entre 16 e 18 de outubro no Hotel Golden Tulip Internacional. A principal mensagem de Rosa Krausz é que “as formas tradicionais de desenvolvimento humano precisam ser ajustadas à novas possibilidades”. Ela se refere a áreas tão aparentemente distantes como educação, negócios e organizações, administração de empresas e crescimento humano.

“A questão controle e comando não interessa mais, se o jovem não tiver espaço para crescer ele pega a mochila e vai embora”, afirma lembrando que é urgente “aprender a trabalhar em conjunto”. E aí volta à cena o líder. “O líder não é mais um guru – o guru é emocional, o líder tem como missão ajudar a que a equipe pense juntos, 10 cabeças pensam melhor”, enfatiza. Segundo ela a mudança tecnológica tem sido tão grande que coisas se inverteram. “Hoje as crianças educam os pais na área de informática. Na minha época tudo era grudado na parede. O telefone era grudado na parede hoje tudo mudou”, brincou.

De acordo com a professora Andréa Lindner, no fórum haverá um curso de conceitos básicos da Análise Transacional na manhã do dia 16 de outubro. “Será ótimo para aqueles que ainda não conhecem a Análise Transacional e desejam usufruir do evento. É bom também para quem deseja relembrar conceitos", conclui. Para ver a programação inteira do Fórum clique aqui.    

Os novos analistas transacionais de Foz do Iguaçu  

Ana Paula Simões
Cecília Oderich
Clari Prasniewski
Geonice Zibetti
Jarbas Durso
Juliana Silveira
Jussara Ramos
Luiz Burei
Márcio Gomes
Márcio Schünemann
Maria Elena Silva
Meriete Mendes
Moacir Borges
Rodrigo Felismino
Rozimeri Capelli
Silvana Gomes
Stefania Guedes



Nenhum comentário: