sábado, 11 de outubro de 2014

Dia Internacional das Meninas


Dia internacional de las Niñas International Girl Child Day


Hoje, 11 de outubro é o Dia Internacional das Meninas! O Dia foi criado pela ONU em 2012. O que significa que esta é a terceira edição da celebração da data. O Dia Internacional foi criado para lembrar que ainda existem mais de 60 milhões de meninas que não frequentam es colas e não recebem educação por motivos culturais, sociais e de pseuda-interpretação religiosa. Muitas delas vivem em países onde existe o casamento de crianças. Há meninas que não vão à escola em todo o mundo inclusive nos países desenvolvidos. Isso acontece ainda no Brasil em lugares onde as crianças, meninas ou meninos, já trabalham. 

Amanhã é o Dia das Crianças, de todas as crianças. Por causalidade, na sexta-feira, a quase menina, Malala Yousafzai, de 17 anos ganhou o prêmio Nobel da Paz, junto com o indiano Kailash Satyarthi. O indiano pelo seu trabalho para acabar com o trabalho infantil na Índia e ela, Malala, pela luta contra a proibição de educar meninas no Paquistão, seu país natal, em área dominada pelo Talibã. O preço pago foi um atentado que resultou em muitos dias de coma e transferência dela para  hospitais na Inglaterra. No Brasil ainda encontramos de tudo. 
Meninas de  CMEI de Foz: Educação Primária Universal a partir dos quatro anos. Direito adquirido!  
Temos uma grande quantidade de meninos e meninas a partir dos quatro anos frequentando CMEIs ou Centro Municipais de Educação infantil - o que significa que já são estudantes, já são parte do sistema de ensino. A foto mostra três meninas de CMEI de Foz do Iguaçu, o que  fala a favor de nós também no quesito diversidade. Assim, vamos celebrar o Prêmio Nobel de Malala, o Dia das Meninas, o Dia das Crianças e também por termos atingido boa parte do caminho percorrido pelo Brasil no período 2000-2015 que lançou  garantia de educação primária universal para crianças a partir de quatro anos no Brasil e em mais 163 países que assinaram o Acordo Marco Educação Para Todos na Conferência Mundial da Educação em Dakar, Senegal em 2000 e que respondeu ao chamado da Conferência de Jomtyien, Tailândia em 1990. 

No ano que vem, em maio na Coreia, os países vão se reunir na Conferência que vai analisar os resultados da Educação para Todos nos últimos 15 anos e traçar as metas para o pós-2015. A República Federativa do Brasil, independente de quem vença estas eleições apresentará um relatório na Conferência sobre o que o Brasil fez para atingir a meta.

Nenhum comentário: