terça-feira, 25 de março de 2014

Elas estão na direção - Foz faz história e lança primeira mulher motorista

Anotem aí nos registros do centenário de Foz: Aline de Morais é uma pioneira, a primeira motorista de ônibus do transporte coletivo de Foz do Iguaçu. "Em São Paulo não é novidade, tem muitas mulheres", disse Aline. Na imagem acima: Capa do caderno 2 d'A Gazeta do Iguaçu, deste 25 de março em matéria assinada por mim mas com o toque feminino na edição de Daniela Valiente. Valeu Dani! Abaixo a matéria na versão original e com mais fotos.  
Comando feminino pronto para começar um novo turmo:
em ponto de ônibus da República Argentina 

Os passageiros do ônibus que fazem a linha 1º de Maio ou Morumbi tiveram uma surpresa nesta quinta-feira, 20. A tripulação do ônibus, motorista e cobradora eram mulheres. No volante estava a paulista de Guarulhos, Aline de Morais, 29 anos, comandando ônibus “alongados” de 230 cavalos da empresa Gato Branco desde o último 10 de março, dois dias após a celebração do Mundial da Mulher. “Os passageiros acham estranho ver um ônibus comandado por mulher”, destacou a cobradora, Jaqueline Nunes, 23.   

A passageira Maria Araújo Oliveira gostou. “Finalmente uma mulher no volante”, e acrescentou elogiando a tranqüilidade da viagem, a maciez da condução e o cuidado com os passageiros. Os homens também gostaram. “A diferença é que ela dirige com mais segurança, passa na velocidade nas lombadas e não dá freiadas bruscas”, disse o passageiro Claudio Ferreira.

Nelson Quintino da Luz,
mostra tabela da economia:
direção econômica 
Para o instrutor de tráfego e encarregado operacional da empresa.
Nelson Quintino da Luz, esse cuidado com os passageiros é o que a empresa busca dos motoristas quer homem ou mulheres. “E ela demonstrou isso desde que começou o treinamento prático”, explicou. Segundo Quintino, a empresa examinou o currículo da candidata; uma avaliação foi feita e ela foi aprovada para dar início ao treinamento teórico e prático. “Eram seis pessoas e partimos para o treinamento”, contou.  

O currículo da candidata era bom. Incluía três anos de carteira assinada como motorista fazendo linhas como Haroldo Velozo, Guarulhos – Brás no centro de São Paulo, uma viagem de 65 quilômetros feita em uma hora e meia em uma direção. “Ida e volta, dava três horas”, explicou Aline. Ela deixou São Paulo e o emprego para vir para Foz do Iguaçu. Motivo da mudança: buscar uma cidade menor, menos agitada e uma melhor qualidade de vida. Segundo ela, pesou na escolha de Foz o fato da família do marido, também motorista de ônibus interestadual, ser de Foz do Iguaçu.

A mudança ocorreu há quatro anos e só agora Aline conseguiu fazer o que gosta e voltar colocar as mãos no volante de um ônibus. Antes disso, ela dirigiu vans escolares para duas empresas, foi operadora de caixa de um supermercado; de uma loja de instrumentos musicais e ficou em casa no aguardo de uma oportunidade.

Segundo Quintino o treinamento de Aline de Morais e mais cinco motoristas aconteceu na semana do carnaval. Na parte teórica, o destaque, segundo ele, foi para a condução econômica, condução defensiva e direção técnica.
“A empresa comprava seis mil litros de combustível por dia um pouco antes da gente implantar o sistema”, disse. Hoje, diz Quintino,o número caiu para 4.600 litros por dia, uma economia de 1.200 litros por dia; 
"Direção suave - respeito aos giros do motor
 e aos passageiros", destaca o chefe Quintino
Parte do que Aline teve que treinar foi tanto a direção econômica como a direção técnica ambas responsáveis pela economia. Isso significa que os motoristas devem dirigir respeitando a quantidade de giros do motor. “São mil a 1;700 giros para micros; mil a 1.800 giros para os ônibus Midi e mil a 1,750 para os ônibus grandes ou “alongados” no linguajar do setor.   

Na prática e no treinamento-teste, a primeira motorista de ônibus do transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu nos cem anos do município, fez tudo certo: respeitou os giros além da direção técnica que exige desaceleração do veículo, reduzindo marchas a pelo menos 70 metros de lombadas evitando jogar o passageiro para trás na subida, e para a frente na descida. “Instruímos aos motoristas a se colocarem no lugar do passageiro”, explicou Quintino.



Política – De acordo com Quintino uma das políticas da empresa é valorizar “pratas da casa”. “Não contratamos motorista novos, damos preferências e oportunidades para cobradores”. O caso de Aline foi especial porque “ela chegou pronta”, disse. Muitos dos motoristas atuais foram cobradores. “E agora com a Aline, queremos incentivar as cobradoras. “Já tínhamos um projeto de investir nas mulheres motoristas há algum tempo”, contou. Segundo ele ainda, há várias cobradoras interessadas e que já estão se esforçando. A cobradora Jaqueline Nunes é uma delas. Curta as fotos abaixo. Clique nas fotos para ampliar.

Aline e Jaqueline na entrevista na
Sala de Treinamento da Viação Gato Branco
Por causa da entrevista,ônibus passou
e foi para o ponto final no Portal da Foz.
Embarque em carro para chegar até o ônibus


Chegando para o trabalho às 12h40.
"Pegada" vai até as 19h

No comando e aguardando 
a hora da saída: 
faltam oito minutos


Na data, era a terceira vez que
Jaqueline trabalhava com Aline 




Entrando na Rua Bonito Lindo ...
Passageiros são bem recebidos





sexta-feira, 21 de março de 2014

Autoridades e eventos oficiais do Salão Paranaense

Abertura da Feira do 20º Salão Paranaense do Turismo 
A ausência do governador Beto Richa  e do prefeito de Curitiba, Maurício Fruet passou um sentimento de abandono do turismo para os cerca de 500 participantes na abertura do 20º Salão paranaense do Turismo. Por isso a extinção da Secretaria de Turismo foi lembrada assim como se lembrou a possível falta de compromisso com o turismo que é uma atividade econômica. 

Quem representou o governador na abertura do evento foi a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. Em panos justos ela disse que não foi exatamente uma extinção mas sim uma “fusão” de duas secretarias. 

Após a abertura houve uma degustação gastronômica que foi melhor que um jantar. Foi uma degustação coletiva na qual 10 empresas ou entidades enviaram chefs que apresentaram suas criações. Os chefes de cozinha de 10 restaurantes de Curitiba se juntaram para preparar pratos de degustação para as mais de 500 pessoas que participaram na abertura do Salão Paranaense. Eles embarcaram na ideia mais defendida pela presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika: a gastronomia é parte da oferta turística do Paraná.    
Os chefes de restaurantes como Cantina do Délio, o Grego Gyros, Madalozo de Morretes e o curso de gastronomia do Centro Europeu trouxeram comidas como o Mussaká, tapioca de siri, barreado e massas italianas. O programa Paraná Gastronomia ficou oficialmente lançado.

Na manhã seguinte, o secretário do turismo do Pará, Adenauer Goes  foi o debatedor do Fórum de Políticas Públicas do Turismo. No Pará havia ocorrido o contrário do Paraná. O governo do Pará manteve a Paratur para questões de divulgação e criou a Secretaria de Turismo. No Paraná, a secretaria foi extinta e fundida mantendo a Paraná Turismo para divulgação, gestão e fomento. Participaram na mesa empresários conhecidos como Adonai Aires de Arruda, o homem dos Trens Turísticos mais forte do Brasil, da Fecomércio, Darci Piana; deputado Anibel Neto, Roberto Bascovis, presidente da Abav –Paraná, o presidente da Federação de Convention Bureaux  do Paraná, Sérgio Takao Sato além de casa cheia de empresários, secretários de turismo, estudantes e lideranças diversas. Eu pensei na hora que o governador Beto Richa estava em maus lençóis.     
Adenauer Goes (PA) e Sérgio Takao Sato (PR) 

Adenauer, Sato, Azevedo, Piana, Faisal Saleh  

Secretário do Turismo do Pará 
Pelo menos 14 entidades, empresas ou personalidades importantes para o turismo do Paraná foram homenageadas na abertura oficial do 20º Salão Paranaense do Turismo. Entre os homenageados a única cidade foi Foz do Iguaçu. A frase “o exemplo de Foz” foi muito mencionada quando se falou de “gestão integrada” e fundo do turismo. No caso de Foz do Iguaçu foi citado como exemplo o Fundo Iguaçu financiado pela Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, e Iguassu Visitors & Convention Bureau.

(Abertura) Abertura oficial da feira nesta quinta-feira reuniu mais de 500 pessoas: na foto: Paulo Angeli, Festival do Turismo das Cataratas; Marcelo Woelmer, Abrasel-PR; Secretário de Esportes e Turismo Evandro Roman; Juiana Vosnika, Paraná Turismo e Aldo Carvalho, Sebrae-PR;

quinta-feira, 20 de março de 2014

O governador Beto Richa desembarca na Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e no Salão Paranaense do Turismo

O Governador do Paraná, Beto Richa,visitou o Salão Paranaense do Turismo e a Mostra das Regiões Turísticas na ensolarada tarde curitibana do sábado, 15 de março. A visita foi muito importante. Segundo o presidente da ABAV- Paraná, Roberto Bacovis, fazia três anos que o governador não visitava a feira. Ele teria vindo ao Salão em duas ocasiões anteriores. Uma, como prefeito de Curitiba e outra como governador.  Parte da importância da visita se deve ao fato de muita gente está chateada, nervosa, irritada e desanimada com a extinção da Secretaria de Estado do Turismo no dia 27 de setembro de 2013, no Dia Mundial do Turismo. No Fórum de Políticas Públicas do Turismo chegou-se a falar em sinalização negativa do governo para esse segmento econômico. Richa deixou o “trade” mais tranquilo, garantiu apoio para este segmento econômico e prometeu rever algumas coisa  sem entrar em detalhes. O governador foi corajoso. Veio à toca do leão faminto impressionou, viu que tem carisma e fãs e, a menos que eu esteja enganado, se divertiu. Confira as fotos.   
Governador do Paraná ladeado pela Rainha da 24ª Münchenfest de Ponta Grossa, Karine Zampieri e 1ª princesa Joice Burgardt; a segunda princesa Barbara Dutra e a Miss Simpatia Marielly Mika  
No stand oficial do Programa Paraná Gastronomia, governador ganha um avental. Richa está no lado de dentro do balcão ao lado do prato trazido ao evento pela equipe de Maripá

Presidente da Paraná Turismo Juliana Vosnika explica ao governador como andam as coisas no Paraná Gastronomia e no turismo das regiões 

Secretária de Turismo de Maripá, Conda Baú, entrega orquídea ao governador  

Maripá é a Terra das Orquídeas - mais uma foto para não esquecer. 

Mostra das Regiões Turísticas da Terra dos Pinhais, das Cataratas, da Gralha Azul, dos Campos Gerais, do Rio Iguaçu: Paraná 
Presidente da Abav-Paraná, Roberto Bacovis vira fotógrafo de personalidade a pedido dos fãs
Uma "selfie" com o governador. Se as eleições tivessem sido no Salão Paranaense, ele ganhava / 


Foz do Iguaçu no Salão Paranaense 2014 - uniforme oficial

Equipe oficial e uniformizada de Foz a postos aguardando a abertura da Feira de Turismo do Salão Paranaense

Ana Biesek da Secretaria de Turismo de Foz

Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento com o secretário de turismo do Pará, Adenaeur Goes

Nascimento no fórum de Politicas Públicas, atrás deputado estadual Anibelli Neto (PMDB) da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná  
Stand de Foz ficou ao lado do stand do Paraguai 
Volte  assim que puder à esta passagem. Textos em conclusão

quarta-feira, 19 de março de 2014

A imprensa na cobertura do Salão Paranaense e na Mostra das Regiões Turísticas

Presidente da Abav-Paraná, de preto, e alguns dos jornalistas no evento    
O jornalista e editor da revista Contacto Turístico de Assunção confere informações com a equipe da Flamma Comunicação que organizou todos os detalhes da visita dos jornalistas: hotel, traslados, sala de imprensa, informações e contatos. Boa equipe!  

Jantar e confraternização em uma das áreas do Restaurante Madalosso. 
Jornalista Gizah Szewczak  da TV oficial do Paraná confere a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná na cobertura da visita do governador Beto Richa ao evento  

Destinos, estandes, produtos e gente na Feira do Salão Paranaense de Turismo

Ludiane Goulart do Convention Bureau de Balneário Camboriú
Lidiana Palácios, Hotel Guarani e Laura Candia, Sheraton 
ambas de Assunção Paraguai  
Apresentação dança das garrafas, Paraguai 

 
Carla Bork Dal Col - stand de Pinhais
"Pinhais é onde fica o autódromo. São José dos Pinhais é onde fica o Aeroporto", esclarece Carla  

Loudiane Goulart mostra novo mapa-guia das atrações e da cidade de Balneário Camboriú

Paranaguá divulgou atrações e trouxe até camiseta do carnaval oficial da cidade. Material incluiu informações sobre a Linha do Turismo da cidade mais antiga do Paraná


Show Iporã da Churrascaria Rafain de Foz do Iguaçu foi divulgado na Mostra das Regiões Turísticas do Paraná (Paraná Turismo) e na Feira do Salão Paranaense (ABAV-Pr) 
Franquia Bicicleta Delivery se apresentou no Salão Paranaense ... 

Paulo Angeli criador do Festival do Turismo Cataratas do Iguaçu escuta explicações sobre o funcionamento da franquia.   

Levando a sério a Copa do Mundo em Curitiba. Acesso ao Restaurante Madalosso exibe bandeiras dos países que jogarão em Curitiba  

Debura Aquino da diretoria de Cultura de Guaratuba, que já morou em Foz do Iguaçu. O maridão, o jornalista Gustavo Aquino que trabalhou na imprensa em Foz não pôde vir ao Salão.