sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mostras do Parque Nacional Iguazú



O antigo Hotel das Cataratas no lado arebtino das Cataratas do Iguaçu agora é um centro oficial de complementação de educação e interpretação ambiental. Estive lá no final do ano e visitei o espço que ficou abandonado por cerca de 20 anos. Foi ua viagem de volta ao passado. Nos anos 70 eu tive o privilégio de trazer vários grupos ao antigo hotel onde almocei em diversas ocasiões. O hotel foi abandonado logo após a inauguração do novo Hotel das Cataratas e que na época eu chamava de “coisa feia”; Isso não que dizer que eu ainda não o ache horrível e fruto de uma péssima idéia dos velhos tempos. Hoje o novo hotel está sob a bandeira Sheraton. Uma das gratas surpresas foi a exposição que está começando tomar forma no antigo hotel e que é o início de um museu.Confira algumas das fotos:

O chique restaurante do antigo hotel que durante anos serviu pratos requintados para os turistas de luxo que vinham às Cataratas do Iguaçu.  
Panela para legumes. Note  as inciais PNT - que significa Parque Nacional Turismo. Os Parques Nacionais já nasceram com uma missão ligada ao turismo como parte das medidas governamentais para a o incentivo à economia local. A prataria era cuidadosamente indetificada como parte do patrimônio com letras engravadas na peça de prata. Hoje há uma relação muito forte entre o Ministério do Turismo e a Diereção Geral de Parques.    

O ingresso para a visitação do Parque Nacional Iguazú na década de 80. 

Uma cristaleira destaca os selos oficiais encontrados em cada órgão governamental no País. 
Mais de perto ...

Sede do Parque já é identificada como intendência 
O PNI estava sob a administração da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do qual era uma seccional 


A foto acima e as outras abaixo já são parte de  uma mostra no Centro de Recepção de Visitantes próximo ao lugar onde se compra os ingressos para entrar na Unidade de Conservação
O Grande Hotel em Puereto Aguirre - o primeiro urbano do que hoje é Puerto Iguazú


As primeiras passarelas 

Projeto da cidade de Puerto Iguazu assinado pelo arquiteto e paisagista Carlos Thays de 1912   

Croquis do Parque Nacional Iguazú

Nenhum comentário: