quarta-feira, 11 de março de 2015

Bituruna: uva, vinho, música e turismo rural

Michele Bertoletti - enóloga e relações públicas do vinho


Raquel Dalmas


Parte do Grupo Tonzetti - o nome do vinho
Vereador Amélio Zamboni  
Bituruna, na região de Guarapuava (PR) teve uma bela participação na Mostra da Região Turística, no Salão Paranaense do Turismo 2015 na capital. A cidade se destaca pela produção de vinho, pelas vinícolas e pelo circuito de turismo rural. O vereador e ex-presidente da Associação Comercial de Bituruna por quatro mandados, explicou que a produção de vinho com qualidade foi apoiada pelo ex-prefeito Reni Ranssolin e continua sendo apoiada pelo prefeito atual.   

Antes disso, a cidade já fazia vinho "mas era vinho de garrafão com rolha de sabugo de milho", contou. O vereador lembrou que na época já havia a Festa da Uva.  "Dai o prefeito criou a 1ª Festa do Vinho", disse. Como vereador no primeiro mandadto, Zamboni é um bom vendedor de Bituruna. "Nós temos a segunda estátua do Brasil e talvez, a segunda do mundo", acrescentou. 

De uma coisa ele parece ter certeza. A estátua de Santa Barbara de Bituruna é a maior estátua feminina do mundo", retocou lembrou ainda que as cores da imagem são fieís ao original. Bituruna trouxe ainda música e vinho. O vinho ficou por conta de uma equipe que promoveu degustação com direito a queijo e outras delícias. Quanto ao vinho, a explicação e relações públicas ficou por conta da especialista em viticultura e enóloga Michele Bertoletti. 

“Me interesso  por vinho desde que tinha oito anos” disse a enóloga. Assim que pôde foi estudar a carreira no Rio Grande do Sul. Hoje ela assina a formula do vinho “Tonzetti” distribuído na mostra. Tonzetti também é o nome do grupo musical que alegrou a quem andou pela praça principal da mostra. “Tonzetto em nosso italiano significa ‘piá’ assim os “Tonzetti” significa os piá”, explicou um dos participantes do grupo que  entre outras músicas cantou “La Bella Polenta”.