quinta-feira, 12 de março de 2015

Marechal Cândido Rondon, Boi no Rolete e a Bunkerberlin

Graciele Bier
 Marechal Cândido Rondon vai completar 55 anos e na festa que vai comemorar o aniversário vai acontecer a Festa do Boi no Rolete. Este ano serão assados 55 bois. "Um para cada no", explica Graciele Bier diretora de turismo do municpípiop e filha do criador da festa, Ariovaldo Luiz Bier. A festa será realizada entre 23 e 25 de julho e deverá atrair para a cidade mais alemã do Oeste Paranaense, pelo menos 100 mil pessoas das quais cerca de 22 mil podem experimentar o boi no rolete de uma sentada. Bem humorada Graci, como chamam os amigos e amigas, contou que o pai dela anunciou que iria criar uma festa. Ele estava inspirado na festa que acontece na vinha cidade de Toledo - também Oeste do Paraná. Houve quem não se entusiasmasse com a ideia porque Toledo já tina a Festa do Porto no Rolete. Decidido, Ariovaldo desafiou os descrentes e anunciou que faria um boi no rolete e que dentro do boi colocaria um porco.     
Graciele Bier entre Dalci Piana e o secretário Douglas Fabrício
Há uma casa muito especial em Marechal Cândido Rondon que é conhecida como Casa Gasa - onde morou o alemão Heribert Hans Joachim Gasa. Graciele contou que depois de muitas peripécias, a casa que já foi um museu que não se sustentou financeirmante, agora é um bar local de evento e um point da noite rondonense. Ela foi alugada por um período logo, cerca de 10 anos e é tocada por Alexandre e Lucas Scherer. O local se chama Bunkerberlin. 

Nota: Este material é parte de uma série de notas sobre o 21º Salão Paranaense de Turismo e que participou e brilhou nele!

Nenhum comentário: