segunda-feira, 9 de março de 2015

Patrimônio (e Matrimônio*) de Curitiba é a criatividade

Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter

Deus, Allah, Kamisama, Ñanderú não deu nenhuma Cataratas do Iguaçu à cidade de Curitiba; tampouco agraciou-lhe com uma bela praia de areia branca ou ainda, já que Curitiba gosta de ser chuvosa e instável, não quis Allah conceder-lhe um pouco mais de altura e dar-lhe de presente uma montanha coberta de neve. 

Devido a tudo isso, Curitiba, cujo nome em Guarani é Kuri'yty (Pinheiral) - uma árvore criativa -  recebeu uma porção extra de criatividade. No dia 5 de outubro de 1991, o prefeito Jaime Lerner inaugurou o Jardim Botânico Francisca (Franchette) Maria Garfunkel Rischbieter mais conhecido pelos visitantes como o Jardim Botânico de Curitiba.  

O Jardim Botânico encanta a todos os visitantes com sua beleza simples e ao mesmo tempo bem pensada. O jardim, que lembra um "jardim persa" tipo àquele que há na Casa Universal de Justiça, na sede mundial da Fé Bahá'i em Haifa, Israel. As flores amarelas e vermelhas, o verde intenso que resiste as geadas, o frio e o calor. A estátua  "Amor de Mãe" do escultor João Zago Paraná colocada no Jardim Botânica em 1993 desta vez já pelo prefeito Rafael Greca. A estátua é uma homenagem da comunidade polonesa de Curitiba. Localizada no meio de uma fonte a estátua de Zago Paraná é uma atração à parte. 

Na sexta-feira, 6 de março, dois dias antes do Dia Internacional da Mulher, visitei o Jardim Botânico junto com outros jornalistas de turismo que fomos convidados a acompanhar o 21º Salão Paranaense do Turismo. Enquanto fazíamos fotos, vi aproximar-se a pequena Isabel Baron, de São Paulo junto com a mãe Alessandra Baron e outros familiares. Isabel parecia  estar encantada com a  Amor de Mãe, a água e os peixinhos da fonte.  Confira as fotos!

(* Matrimônio é o feminino de Patrimônio - o Patrimônio vem da linha patriarcal. Matrimônio da linha matriarcal. Ao pé da letra matrimônio não teria nada a ver  com casamento)        

Francisca Riscbieter - pioneira do urbanismo de Curitiba

A Amor de Mãe, as flores e a elaborada estufa   
A Isabel está chegando ... (abaixo)

Isabel Baron e a escultura Amor de Mãe do Botânico de Curitiba

Nenhum comentário: