quarta-feira, 1 de abril de 2015

Conferindo o Espaço da Memória do Parque Nacional do Iguaçu

Salão principal da Mostra  (Fotos Enio Jorge Job)
Esta postagem é antiga e só foi liberada agora. Trata-se da inauguração do Espaço da Memória do Parque Nacional do Iguaçu inaugurado oficialmente no dia 9 de janeiro de 2015, na véspera do aniversário oficial da canetada do presidente Getulio Vargas que criou o Parque Nacional do Iguaçu em janeiro de 1939. No Espaço, há uma série de fotografias que destacam moradores de Foz do Iguaçu em visita às Cataratas – um ato que na época incluía a possibilidade de tomar banho nas Cataratas – especialmente no degrau intermediário do Salto Floriano aquele onde hoje existe a passarela. 
A beleza e a qualidade das fotos bem como da organização, edição e escolha só têm a falar bem da iniciativa. Além de fotos, a mostra tem ainda móveis antigos, sofás, cadeiras, escrivaninhas de madeira de lei daquelas que hoje, época de maneira prensada e compensada, não existe mais. 
Em uma daquelas cadeiras, embora ninguém saiba qual, Getulio Vargas sentou-se. O Espaço mostra também alguns documentos importantes. Em um deles se pode ver um dos atos pioneiros para fixar tarifas de visitação ao Parque em 1970.

Eu, Jackson Lima. fazendo o que mais gosto: conferindo "histórias"
Visão Geral do Espaço Memória do Parque Nacional do Iguaçu
Uma das regras é que a permanência máxima dentro do Parque Nacional do Iguaçu era de sete dias. Os visitantes ficavam em casas e cabanas do Parque que na época estava ligado ao Ministério da Agricultura. Os preços detalhavam o que se cobrava por veículo e por   caminhão além de ditar preços pelo uso das antigas churrasqueiras demolidas entre 1997 e 1999.

A direção do Parque Nacional do Iguaçu, é merecedora do reconhecimento de todos neste sentido. Há tempo o Parque clamava um espaço onde o visitante um pouco mais exigente tivesse informações sobre o passado e a história do Parque, da cidade e do entorno. Que a mostra continue crescendo.

Nenhum comentário: