domingo, 29 de março de 2015

Cantor Zé Mariano dá Show na Feirinha Municipal do Porto Belo com música para a Ponte da Amizade





O casal no Rio durante a Copa
Bairronauta

Um dos grandes pontos de encontro em Foz do Iguaçu é a Ferinha Municipal do Porto Belo  no penúltimo ponto de ônibus de quem vai do centro para a Ponte da Amizade utilizando a maioria das linhas de ônibus. O local é ignorado pela maioria dos iguaçuenses por inúmeros motivos. O local é popular. Tem lanchonetes, pequenos bares e na parte de trás restaurantes que servem pratos-feitos, churrasco entre outras comidas caseiras. Quando vou ao Paraguai, digo Ciudad del Este de ônibus urbano local e atravesso a ponte da Amizade a pé, na volto sempre paro aí. Gosto de conferir a vida simples, a alegria de viver ainda não perdia, escutar piadas, histórias e no último sábado, música. 
Me sentei para comer um pratinho de R$ 9,00 incluindo a bebida - uma Colônia gelada justamente ao lado do casal que aparece na foto acima. Ele é Zé Mariano Júnior e ela Rosmarina. São de Astorga. "Terra de Chitãozinho e Xororó", adiantou. Ele viajava com uma caixa de som, dessas autônomas que sozinhas substituem uma orquestra e nela havia um pendrive com a base das músicas. Com microfone em punho, Zé Mariano cantava uma música que dizia "se acabar a ponte eu perco meu salário".  Várias músicas depois fui conversar com ele e perguntei sobre a música da ponte. "É de minha autoria e está no Youtub no Vagalume", disse Zé Mareriano parando para atender o público que crescia.

Me pareceu muito acertado quando o cantor sugeriu aos donos de negócios na feirinha que colocassem música no ambiente. "Faz uma coleta, cada um paga um pouquinho", sugeriu. Na exposição dos motivos ele disse: "este é um lugar especial, isso aqui é um ponto de encontro de gente de toda parte, de todo o Brasil". Daí ele tocou outra vez a música Ponte da Amizade. Um senhor local  passou e gritou "Raúl Seixas não morreu" e elogiou a característica de protestos de várias músicas do cantor e compositor de Astorga. Para mim foi um prazer conhecer este brasileiro que valoriza a vida e os detalhes como o caráter de ponto de encontro mundial da Ponte da Amizade que acaba de completar 50 anos no dia 27 deste mês.

 Confira a música aqui no Youtube 
 

A letra da Música Pote da Amizade


Vocês que vão ao menos uma vez
Comprar no Paraguai ei é tão legal
Passar aquela ponte a pé sacoleiros da maré, e tão normal

Olhar aquela ilha ao meio do rio que não é feio
É o meu país, de ver seus filhos passar sorrindo
De vê-los comprar é lindo é um chafariz
Mas eles querem acabar com o batuque
Nesse meu look poderá faltar a grana
Se vamos ter a base americana
Agora eu sei o que vocês me ensinaram

Se parar a ponte eu perco o meu salário
Papai mamãe estou indo pra escola
Sem sacoleiros essa ponte não é joia
Por isso quero a ponte na história
Agora eu sei o que voces me ensinaram
Se parar a ponte eu perco o meu salário e o meu país

Nenhum comentário: