quinta-feira, 9 de junho de 2016

Quase chegamos a Zero Grau hoje pela manhã

Se o quero-quero tem frio ...imagine
 Foz do Iguaçu amanheceu gelada - no bom sentido - e em alguns lugares o verde estava coberto por uma respeitável camada de "geada". Na esquina das Avenidas República Argentina e Jules Rimet, em frente à antiga Casa Ofício e atual Escola Alternativa os quero-quero* aterrissaram em um terreno livre (sem construção, não quero dizer baldio) para testar a habilidade de voo dos filhotes. 
Quase zero

Nome apropriado
As crianças alunas da  Escola Municipal Írio Manganelli passavam encurvadas e apressadas com o peso do frio. O sinal bate às 07h30. Eu amanheci desesperado com tanto frio. Mas depois de me ajoelhar na geada para fazer a foto, passou. Coloco aí o meu termômetro e a leitura que ele apresentava. Cheguei a pensar que tirar as crianças às 07h00 para ir à escola é malvadeza. Mas é preciso. A geada veio prestigiar a véspera do aniversário de 102 anos de Foz do Iguaçu. Espero que amanhã ela se acorde tarde e perca o desfile na Avenida Paraná. 

* Quero-quero, em espanhol tero-tero; em inglês Southern lapwing; em francês, Vanneau téro. Nome científico Vanellus chilensis. Em guarani: tetéu. Em alemão, Kiebtze.

Nenhum comentário: