quinta-feira, 27 de abril de 2017

Onça-parda do Parque Nacional Iguazú foi capturada mas a cidadania não está feliz

Quem dera fosse assim...
A onça-parda que por diversas vezes insistiu em aparecer em área do Parque nacional Iguazú (Argentina) finalmente foi capturada. O crédito vai para a equipe de técnicos, biológos e guarda-parques do serviço de Parques Nacionais com o apoio do  Instituto de Biologia Subtropical e do Ministério de Ecologia da Província de Misiones.  A onça causou o fechamento do Parque Nacional para turistas em várias ocasiões. A operação considerada exitosa pelas autoridades ambientais ocorreu no sábado, 23, à noite.

Enquanto isso, o puma ...

Foram tantas as noticias sobre a tentativa de capturar a suçuarana, também chamada de puma, que o animal começou a virar personalidade como mostram as montagens criativas de cidadãos na redes sociais. O animal foi levado para o Parque Ecológico El Puma em Candelaria perto da capital da província, Posadas. Ela deverá ser devolvida à natureza na próxima semana. Onde, o animal macho e jovem de 43 quilos será libertado, não foi revelado. Boa sorte à onça-parda, pois assim como o mar não está para peixe (os rios também não), a terra não está para onças.      

Não está resolvido
A segunda foto (acima) é do site Visitemos Misiones. O mesmo site publicou nota lamentando a situação atual do puma (suçuarana) que foi tirada de sua terra no Parque Nacional Iguazu e agora está presa entre quatro paredes.  Vale a pena ver a nota e ler os comentários. A população de Misiones está bem consciente, mobilizada e preocupada quando o assunto envolve os felinos onças-pintadas, negras, pumas e jaguatiricas.  


Nenhum comentário: