quarta-feira, 7 de junho de 2017

Observando aviões, gente, serviços e infraestrutura: Aeroporto Internacional Foz - Cataratas

Esta carga está a caminho de Foz do Iguaçu
Texto e fotos 
de Jackson Lima

Foi anunciado, no final de maio, que a Infraero vai investir R$ 75 milhões para modernizar o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Cataratas. As obras devem começar ainda no segundo semestre e o prazo estimado para execução dos serviços é de 10 meses. A informação foi dada pelo incansável ex-superintendente de comunicação da Itaipu Binacional Brasil e atual secretário de Turismo de Foz do Iguaçu Gilmar Piolla. Segundo Piolla,  o terminal irá ganhar quatro pontes de embarque e desembarque ou fingers. Fotos de Marco Antônio Braga e Fabrizio Carezio mostram os fingers ou plataformas de embarque e desembarque sendo transportadas em caminhões a caminho de Foz do Iguaçu.  A noticia conquistou capa do jornal Gazeta - Diário de Foz do Iguaçu. Neste sábado, o Blog de Foz esteve no Aeroporto Internacional fazendo o que se chama de "plane-spotting" (observação de aviões) e observação do ambiente e ainda aproveitando para matar a saudade dos equipamentos que logo poderão sumir após a instalação dos fingers. Confira:


Na parte da "observação do ambiente" aproveito para atualizar duas postagens (confira  aqui e aqui) sobre táxis entre o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e o Centro. Nas duas postagens divulguei  que para embarcar em um táxi no aeroporto de Foz devia-se comprar e pagar o ticket em um pequeno "stand" ou balcão.  Isso mudou. Vi a placa acima e fui perguntar. A Lei Complementar nº 223 de setembro de 2014 acabou com a modalidade baseada em tabela e instituiu o uso obrigatório do taxímetro bandeira I até às 20h. Para corridas que levem a outro município como Santa Terezinha de Itaipu, usa-se a bandeira II mais 20%.

Ver no monitor a lista de voos para diferentes destinos me encheu de orgulho. Ver Recife e Porto Seguro na lista é um sinal de que há mercado e as pessoas ainda estão viajando. Mas ver Lima, capital do Peru,  ali no quarto lugar é o que me encanta e deixa maravilhado.  A conexão Foz do Iguaçu - Lima - Foz do Iguaçu é pouco conhecida no Brasil. Até quem mora em Foz do Iguaçu quando procura comprar uma passagem para o Peru, a tendência é que se tente empurrar uma passagem tradicional: Foz do Iguaçu - São Paulo - Lima. 

O voo Foz - Lima é um voo peruano. Enquanto estava no Aeroporto, chegou um grupo grande de japoneses. Eles iam embarcar no Voo 2443 para Lima, um centro de operações para a LAN. De Lima passageiros são distribuídos para voos nacionais como Cuzco e Iquitos (Amazônia) bem  como para Galápagos  via Guayaquil (Equador) e Ilha de Páscoa - isso só para falar de atrativos sul-americanos. A capital peruana é uma ponte importante para o Oriente via Los Angeles. O antigo voo Varig para o Japão fazia o trecho São Paulo - Lima - Tóquio. 
A LAN finalmente conseguiu implantar a conexão Iguaçu. Ocorreram várias tentativas. Entre 1996 e 1997 a linha aérea, hoje extinta,  Americana de Aviación tentou implantar o voo Lima - Foz do Iguaçu, mas ainda não era hora e não deu certo. A empresa encerrou atividades em 1997. A LAN anunciou pela primeira vez o voo para a região das Cataratas em novembro de 2010. Mas há um detalhe: o voo era para Puerto Iguazú. A Argentina dificultou o voo devido aos interesses de quem possuía a rota Lima - Buenos Aires. A empresa apelou para a concorrência, leia-se Foz do Iguaçu, e deu certo. Há pouco foi anunciado um voo Madri - Iguazú (Argentina), um esforço argentino e é bom que desta vez ninguém nem pense em atrapalhar. A concorrência continua.              

Aí está o número 
Tecnologia resistente

Em época de telefone celular, aplicativos e outras formas de comunicação, o telefone público ainda não foi descartado. Em cantinho do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Cataratas, na praça de alimentação encontram-se dois telefones públicos que ainda oferecem chamadas de longa distância nacionais a cobrar tanto para dentro do Brasil como exterior. Há um número de acesso para quem deseja ligar para o exterior e pagar com cartão de crédito. Segundo o aviso acima, Chamadas para os EUA e Canadá podem ser feitas a cobrar ou pelo cartão de crédito. Para todos os outros países, só via cartão de crédito. Enquanto estava no aeroporto vi uma pessoa usar o telefone e avisar a alguém que logo estaria em casa. 

Taxas de embarque em Foz do Iguaçu
Informação: aqui estão os valores das taxas de embarque doméstico e internacional. Para embarcar em voos domésticos a taxa é de R$ 23.49. Para embarques internacionais o desembolso é de R$ 96.35.


Quem chegar em Foz do Iguaçu pelo Aeroporto à noite e precisar ir para o centro de ônibus do transporte coletivo urbano, deverá embarcar neste local. É o ponto de ônibus que vem do Parque Nacional (do Iguaçu) com destino ao Terminal de Transportes Urbanos (TTU) no centro. A foto é quase realista. À noite o local é solitário. No inverno é frio. O último ônibus para o centro sai por volta das 00h40. Veja informação sobre táxis na primeira nota (acima).        
Com a chegada e instalação das estações de embarque e desembarque ou os fingers (dedos, em inglês), essas estruturas tipo escadas sobre rodas vão desaparecer ou serão mantidas fora da vista dos passageiros para ocasiões em que forem necessárias. Para instalar os 'fingers' será necessário fazer um remanejamento das atuais instalações. Hoje o embarque se faz pelo andar (piso) térreo. No futuro próximo será feito pelo segundo andar. A atual praça da alimentação (restaurantes e bar) poderão sair de onde estão. O espaço de onde muita gente hoje fica à espera de aviões, quer estejam aguardando parentes ou amigos, também pode sair daí. Só desejo e rezo que não seja eliminado. Os aviões são máquinas mágicas. O Paraná só tem quatro aeroportos onde pousam aviões grandes: Curitiba, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. Desses, Curitiba e Foz do Iguaçu são internacionais. O espaço é cultural e turísticos. Moradores de pelo menos 54 municípios do Oeste do Paraná incluem o "Aeroporto de Foz" na lista dos atrativos turísticos da fronteira. Foi desse lugar que tirei as seguintes fotos.      

Descanso temporário do guerreiro

Avianca não é mais só Aerovias Nacionales de Colombia. O grupo inclui a Avianca Brasil. A sigla hoje foi resignificada e ficou assim: Aerovías del Continente Americano S.A.   
O voo de Lima chegou no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) um minuto antes do horário anunciado. Bela aterrissagem. O piloto nem precisou usar toda a pista.


O Airbus A320 da TAM prefixo Papa Romeo-Mike Bravo Tango (PR-MBT) galga os ventos da fronteira. A cada decolagem os turistas que vêm observar turistas e seus aviões soltam elogios e complicadas perguntas: como pode um negócio desse tão pesado voar desse jeito?  
Parte dos passageiros que desembarcaram do Airbus A320 da Avianca prefixo Papa Romeo - Alfa Victor Quebec (PR-AVQ) 


O Airbus A320 da TAM prefixo Papa Romeo-Mike Yankee Golf (PR-MYG) aguarda na pista a liberação de ir em frente. O motivo é a chegada de um pequeno bimotor que aponta luminoso no crepúsculo desse sábado em Foz (abaixo). 
Aproximação do bimotor 



Esta foto merece um comentário especial. Já estava escuro. As luzes do restaurante e área de alimentação estavam acesas. Havia reflexo do vidro no visor da câmara. Todas outras fotos saíram ruins. O problema do reflexo pode ser vista na parte frontal ou cockpit do avião e na lateral inclusive fazendo desaparecer parte do "M" de TAM. Porém, olhe para o céu, na foto. Se quiser amplie a foto clicando sobre ela. Há um clarão sobre a cauda do avião e mais à direita sobre o avião há algo que lembra a forma de uma galáxia. Ampliando me parece estar vendo uma espécie de nave com uma estrutura cristalina. E você? 

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* Plane spotting - observar aviões, em tradução livre. É o ato de observar, fotografar ou registrar a matrícula de uma ou mais aeronaves (Wikipedia). Neste é ao revés porque o interesse incluiu observação do aeroporto.       

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