segunda-feira, 17 de julho de 2017

Por mim, o batalhão fica no Centro e parece que vai ficar

Por Jackson Lima
 
Na sexta-feira, dia 23 de junho, véspera do feriado de São João Batista, padroeiro de Foz do Iguaçu, um passageiro de um ônibus que fazia a linha TTU - Ponte da Amizade, viu a nova estrutura que está sendo construída na propriedade do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e perguntou ao neto: o que estão construindo? Será um condomínio ou um conjunto habitacional? O neto que há pouco saiu do quartel informou que a área é do Exército portanto: que condomínio? "É área nacional", disse o ex-soldado. As três placas abaixo foram fotografadas logo após aparecer o tapume da construção e as placas. Elas aparecem uma ao lado da outra e estão divididas aqui para ajudar na visualização.       

Segundo as placas estão sendo construídos: 

1) Centro e Controle Fixo do 34º BI MEC
2) Infraestrutura geral
3) Pav Garagem de VTR BLD



Placa 1





Placa 2
Placa 3

Passando pela avenida JK em frente a loja JK do Supermercado Muffato, não dá para não ver os edifícios em construção. No canto esquerdo da foto dá para ver as três placas em sua posição original.  



Este foi o prédio em construção que o avô do soldado mencionado acima pensou ser um novo conjunto habitacional. Como diz uma das placas, um dos edifícios servirá como Garagem de VTR BLD ou garagem de Veículos de Transportes Blindados. Hoje o 34º Bi MEC, dependente da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada com sede em Cascavel, possui Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP-MR), os Guarani, entregues a partir de 2014. 

VTR BLD ou garagem de Veículos de Transportes Blindados



A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada foi a primeira unidade militar a receber as novas viaturas. A previsão é de ter cerca de 60 desses no 34º BIMEC. Há expectativa também do BIMEC receber o veículo Tupi 4 X 4 (abaixo) que é uma  Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas em fase de teste.  


Tupi 4x4 é uma Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas

Os preparativos para receber as reformulações no "Batalhão de Foz" vem de longa data. Mas o ponta pé inicial começou, visivelmente, em 2013 quando o Batalhão mudou de denominação. Passou de 34º Batalhão de Infantaria Motorizada para 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada. Uma placa na entrada do 34º BIMEC dá as boas vindas aos visitantes: Bem-vindos à Primeira Unidade de Infantaria Mecanizada da Linha da Fronteira Brasileira. A linha de fronteira do Brasil tem 17.8 mil quilômetros e o 34º BIMEC é o primeiro! 

Não posso deixar de não destacar este fato: o Batalhão de Foz é a Primeira Unidade de Infantaria Mecanizada da Linha de Fronteira Brasileira - algo mudou e pouca gente notou. As mudanças (investimentos) são parte do projeto  de modernização do Exército Brasileiro o que inclui o SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.          



Nenhum comentário: