sábado, 19 de agosto de 2017

Eclipse Total do Sol nos Estados Unidos aliviará a barra de Donald Trump: será a manchete do dia


O caminho da totalidade: Grande Eclipse Americano *
O presidente Donald Trump foi eleito com o grito de guerra "Fazer a América Grande de Novo". As ferramentas incluíam a luta contra a imigração, contra estrangeiros, muro novo em folha a prova de mexicano, abandono de tratados internacionais e tentativa de educar a Coreia do Norte, os russos, chineses, iranianos entre outras questões emergenciais. Esses temas têm dominado as manchetes nacionais e, por contaminação, internacionais também.
 


Tudo isso será "fichinha" na segunda-feira, dia 21, quando entre 2 e 7 milhões de americanos, espera-se, deixarão suas casas e viajarão pelo menos 70 quilômetros para algum lugar dentro de uma faixa que varia entre 90 e 120 quilômetros da Costa Oeste à Costa Leste dos Estados Unidos. Para quê? Para ver  "O Grande Eclipse Americano"  ou The Great  American Eclipse, o primeiro eclipse total do sol cuja rota da "totalidade" atravessa o país desde 1918. Haverá tanta gente na estrada que a equipe do site Great American Eclipse calcula ser equivalente a 20 festivais Woodstock simultâneos acontecendo na segunda-feira (21).     
   
Vinho para brindar à totalidade

Toda esta gente nas BRs (US e estradas estaduais) vai movimentar o comércio. Como sempre e o que é de se admirar dos nossos irmãos e vizinhos do Norte tudo é transformado em oportunidade de fazer um dinheirinho e até dinheirão. Hotéis, voos, pousadas, campings, bares, restaurantes tudo reservado. Destaco algumas ideias de produtos disponíveis e alguns já esgotados. Camisetas, nem é necessário falar delas - é uma maneira segura de capitalizar e levantar fundos.  


Brilha no escuro com data e tudo
A novidade é que há até camisetas que brilham no escuro (foto). Há  óculos para eclipses tipo aqueles que usamos timidamente no Eclipse total de 3 de novembro de 1994 em Foz do Iguaçu e outros mais ousados. A Vineyard Frey (Vinícola Frey) da Califórnia lançou três vinhos especiais orgânicos  todos temáticos e o tema é o eclipse total. 
Binóculos "sunoculars" segurança para os olhos


A revista de antropologia Sapiens publicou artigo especial (em inglês)  sobre os "seres" caçadores de eclipses que gastam fortunas para acompanhar eclipses ao redor do mundo. Alguns deles, cientistas que fazem questão de esquecerem da ciência, por dois ou três minutos, para se extasiarem no fascínio da escuridão do eclipse. "Não é uma escuridão, escuridão. É uma escuridão clara, azulada e mágica", escutei alguém dizer esta semana tentando explicar como foi o eclipse de 1994 no Brasil e em Foz.  

O Grande Eclipse Americano entrará no Oceano Atlântico. É possível que quem estiver em Fernando de Noronha note pelo menos que o céu ganhou tons mais "sombreados". Confira A Q U I dicas sobre locais para ver o eclipse no Brasil.
(Veja este relatório de Paulo Badaque sobre o eclipse de 1994 em Foz).

Todas as fotos do site Great American Eclipse

Nenhum comentário: