quarta-feira, 16 de maio de 2018

Sua escola pode ganhar o selo "Escola do Bem"

Conquiste este selo para sua escola
Instituto Noa abre inscrições para instituições que desejam o selo "Escolas do Bem"
Escolas públicas ou privadas podem integrar essa grande rede do bem e melhorar o conhecimento
dos pais e educadores sobre a importância da primeira infância.
 
Da assessoria

Uma ONG focada em comunicação e responsabilidade social, uma união entre escolas que se preocupam com o bem-estar social e uma cidade inteira disposta a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento da ONU. Essa é a proposta do Instituto Noa com o programa "Escolas do Bem" : criar uma grande rede para ampliar o conhecimento de pais e educadores sobre os cuidados e o desenvolvimento da criança, além de resgatar o papel familiar na educação dos filhos.

Lucy de Miguel, fundadora
 Fundado pela jornalista e professora universitária, Lucy De Miguel, o Instituto Noa tem como proposta promover uma verdadeira transformação social por meio da informação. "Utilizamos da capilaridade do jornalismo para levar orientações importantes às famílias sobre os cuidados com a criança, principalmente entre 0 e 6 anos", afirma a fundadora.

Além de um trabalho forte em comunicação, trata-se do primeiro projeto de responsabilidade social desenhado para as instituições de ensino. O programa atua em duas frentes principais: com os pais e os educadores, envolvendo as escolas públicas e privadas. A certificação teve início em novembro de 2015 no interior de São Paulo. Nesse primeiro ciclo de trabalho, engajou 60 escolas particulares, beneficiando a mais de 15 mil famílias.

Capacitação gratuita - Em 2018, a grande novidade do programa é a plataforma de cursos online focados na expansão do conhecimento dos profissionais de Educação Infantil. Chamada "Meus Cursos Livres", oferece a oportunidade de qualificação para toda a equipe das escolas que aderirem ao programa, incluindo estagiários, de forma gratuita. "Agora não há desculpa para este profissional não buscar uma expertise e ampliação de seus conhecimentos. Toda Escola do Bem recebe acesso livre para proporcionar um treinamento extraordinário a seu público interno", afirma Lucy De Miguel.

Como funciona - As escolas que aderem ao programa passam a contar com ferramentas de comunicação com as famílias e os educadores, que levam orientações sobre os cuidados com as crianças. O programa dissemina conhecimento produzido por organizações de referência nos temas relacionados à infância, como Unicef, Organização Mundial da Saúde, Fundação Abrinq, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, entre outros.

"É uma espécie de programa da família, porém em uma escala muito maior, pois utilizamos ferramentas de comunicação que atingem um grande público e com informações precisas", explica a jornalista.
Segundo a idealizadora do projeto, "ser uma 'Escola do Bem' é ter um reconhecimento perante a cidade inteira sobre um trabalho que muitas escolas já realizam, que é o de contribuir com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU, mas não se dão conta", explica. O Programa Escolas do Bem está com inscrições abertas para o ciclo 2018/2019. As instituições interessadas em obter este selo podem conhecer mais detalhes pelo site: www.escolasdobem.com.br ou entrar em contato pelo e-mail eusou@escolasdobem.com.br.

Aplicativo - O público interessado em receber orientações sobre os cuidados com a criança, como amamentação, saúde, alimentação, comportamento e prevenção de acidentes, pode baixar o aplicativo gratuitamente, nas lojas IOS e Android. Basta procurar como "Programa Escolas do Bem".


Sobre o Instituto Noa
Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa nasceu em Sorocaba (SP) com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família e nos educadores o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo.

Nenhum comentário: