domingo, 9 de setembro de 2018

Lua Nova e Ano Novo para boa parte da população mundial


Hoje é Lua Nova e para quem entende do assunto como Edith Boyer-Telmer do site New Beginnings Guatemala é uma Lua à 16º59Min em Virgem. Celia Fenn Lembra que a data 9 de setembro é também o Portal 9/9. Uma Lua que eu pessoalmente acompanhei e até anunciei em um post no Face no dia 29 de agosto quando a gente estava saindo da Lua Cheia de Peixes. Era uma data-meta.  Veja só o que acontece nesta data de Lua Nova. 
Hoje é Rosh Hashanah – Ano Novo Judeu. É dia de festa e alegria em todo o mundo judaico. As pessoas se saúdam – judeus ou não – desejando uns aos outros um ano novo feliz, um ano bom: em hebraico “Shaná Tová”.



Esta Lua Nova – lembre-se você não vai haver grade Lua no céu. Ela acaba de sair da minguante e começa a crescer. Esta é a mágica. Ela vai começar a crescer, daqui a uma semana, no dia 9, ela apresentar-se-á como uma metade crescente. Hoje é o começo da viagem para a Lua Cheia do dia 24. Os “lueiros” como eu, pode aproveitar para levar em frente, projetos, pensamentos, sentimentos e energias que comecem a crescer junto com a lua. Escrevi numa correspondência particular para uma pessoa especial que amanhã é dia de começar novas coisas como plantar alguma coisa, esperar ver o cabelo que você acabou de cortar na minguante, crescer, apostar no amor – cuide-se tem muitas vibrações de amor entre outras coisas.


No mundo islâmico a Lua Nova de hoje prepara a todos os muçulmanos para o Ano Novo Muçulmano que começa a amanhã, segunda feira, 10. Amanhã começa o mês de Muharram, o primeiro do ano do calendário muçulmano embora os muçulmanos não comemorem o ano no jeito que cristão, judeus e chineses fazem. No mês de Muharram  acontece a Ashura  - uma comemoração, nas comunidades xiitas, que lembra o martírio do profeta Muhamad.  Mas ainda não terminou. 

Estamos a caminho da Primavera, no dia 23 acontece o Equinócio da Primavera, para nós no Hemisfério Sul. Boa parte do Brasil está esperando com desespero a Primavera e as chuvas que elas trazem. De novo não é coincidência que os guarani comemorem Ara Pyahu (no guarani nacional paraguaio) e Ara Pyau no guarani Mbyá ou Ano Novo. Ao pé da letra comemora-se o Novo Tempo.  

E por fim lembramos que setembro em Foz do Iguaçu fecha com o Festival da Lua Cheia – uma comemoração especial e sui generis que está sendo

organizada pela China com o Itamaraty e com a coordenação local da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. Falaremos mais sobre o Festival da Lua Cheia até lá.

Nenhum comentário: