sábado, 16 de novembro de 2019

Os projetos da Lucille

Vagão Camarote
Os vagões que fazem parte das composições da Serra Verde Express pertencem a três categorias: turística, econômica e luxo. Na categoria de luxo operam vagões com projetos especiais de customização e todos assinados pela arquiteta da casa, Lucille Amaral. São vagões especiais e que não deixam de ser temáticos. São eles, o Vagão Camarote, o Vagão Imperial, o Vagão Barão do Cerro Azul, as Litorina de Luxo e recentemente o Vagão Trem Pet. 
A composição é formada ainda pelos Vagões Turísticos e pelos Vagões Econômicos. 


O Vagão Camarote foi bolado para quem deseja viver o glamour dos antigos trens de luxo. O diferencial dele é a presença de cabines privativas com lugar para até quatro pessoas - como se vê nos filmes antigos e da época de ouro das viagens ferroviárias.

Carro Imperial, também projetado por Lucille Amaral, se inspira nos vagões-restaurantes da década de 1930, decorado com móveis da época. Além da arte e talento da arquiteta designer, os projetos exigem a habilidade de caçar e encontrar móveis da época, dirigir equipes com habilidades variadas ou profissionais de diferentes áreas regidos pela batuta da arquiteta.  

O Vagão Barão do Cerro Azul - "A Room with a  View" ou "Um Apartamento com uma Vista" é o nome de um filme de 1985 dirigido por James Ivory cujo título provocou a imaginação e se mantêm como uma frase forte tendo dado origem um monte de ideia entre eles hotéis com esse nome. "A Train with a Veranda" - "Um Trem com uma Varanda" bem que poderia ser o nome de um filme, a ser rodado por quem se interesse, em uma locação que desejar de preferência aqui mesmo na Serra do Mar na Varanda do Barão do Cerro Azul. Há muita possibilidade desse filme  tornar-se um sucesso na conquista de espaços na imaginação romântica da humanidade. É o que vejo na minha bola de cristal quando me lembro do Barão do Cerro Azul, o último da composição, descendo a Serra do Mar. 

Em 2019, foi a vez de entrar em circulação o Trem Pet - o primeiro vagão PET friendly do Brasil. É o vagão onde os passageiros podem embarcar e viajar com seus pets. "O novo vagão é assinado pela arquiteta Lucille Amaral" diz nota oficial da assessoria de imprensa da Serra Verde Express. Mas nem precisava dizer. A obra foi executada em 60 dias, envolveu cerca de 30 profissionais e representando um investimento da empresa de R$ 205 mil. "Alinhado ao posicionamento sustentável da empresa, o vagão foi construído com revestimentos ecológicos no piso, paredes e tetos, madeira maciça certificada, painel de energia solar e barras de led. Além disso, a Serra Verde Express busca valorizar o trabalho de fornecedores locais, como a Mikuska Móveis Clássicos, empresa curitibana que também atuou em outros projetos ferroviários da empresa", afirma a nota.
Litorina da Serra Verde Express
Os dois outros vagões da categoria luxo, são as duas concepções de litorina. Vou ficar devendo informações sobre a litorina e as especificidades dos passeios turístico e econômico. Logo estarei de volta e você leitor pode sempre contar com a ajuda de agentes de viagem e do pessoal da  Serra Verde Express. 

Só quero acrescentar uma coisa: o significado da palavra litorina. Eu pensava que litorina era um nome artístico, comercial ou fantasia dado ao trem-vagão devido sua missão de viajar ao litoral, do Paraná em nosso caso.  Mas não. Litorina vem do italiano "littorina". É um trem vagão independente, cada vagão é motorizado. A palavra "littorina" vem de Littoria uma cidade na ... que hoje se chama Latina. Segundo a Wikipedia, Benito Mussolini viajou a Littoria durante seu governo abordo de uma "unidade ferroviária" que apos essa viagem passou a chamar-se littorina. 



Nenhum comentário: