domingo, 8 de março de 2020

Na trilha do Padre Germano Lauck:o nome do Padre Germano não era Germano

Padre Hermann Lauck, Steyler Missionar*
Ontem, 7 de março, postei a primeira nota sobre um projeto do Blog de Foz sobre o Padre Germano Lauck, o homem que deu nome ao Hospital Municipal e cidadão honorário de Foz do Iguaçu. Na descrição dele dada no site da Câmara de Foz do Iguaçu, afirma-se que ele nasceu na cidade de Hasborn na Alemanha. Há mais de um mês estou na busca de dados sobre ele nessa cidade que tem cerca de 460 habitantes. Já estou conhecendo gente de lá, atrações da cidade e  coisas que deixam o povo da pequena cidade cheio de orgulho.


Hasborn errado
 
Desde o começo persegui informações nesta Hasborn quando eu via que não muito longe dali há outra Hasborn, desta vez com um nome composto: Hasborn-Dautweiler. Por causalidade dirigi a pesquisa para lá e um monte de pessoas com o sobrenome Lauck apareceram. Eu quase enviei um e-mail para o prefeito da primeira Hasborn. 

Conto a primeira descoberta. Eu achava muito difícil que um padre alemão se chamasse Germano. Eu tinha certeza que o nome dele era outro. Os padres adotavam tão fortemente a nova morada, a nova missão, o novo país, e a nova língua que eles adotavam uma versão  portuguesa para o nome. Isso aconteceu com o Monsenhor Guilherme cujo nome alemão era Wilhelm.  Mesmo não sendo padre, outro grande nome das Três Fronteiras, Moisés Santiago Bertoni abandonou seu nome nativo em italiano: Mosè Giacomo. Foi assim que percorrendo, desta vez, o novo alvo da pesquisa encontro um documento comemorativo da cidade onde aparece, entre os "hasbornianos" famosos o Pater (Padre) Hermann Lauck. Então compartilho com todos os leitores essa grande descoberta: o nome original do Padre Germano Lauck é Hermann Lauck.  

Atualização
Tradução do material alemão mostrado na imagem, acima:


Além das pessoas conhecidas de Hasborn, como o fundador do sindicato Nikolaus Warken, conhecido como Eckstein, ou o poeta Johannes Kühn, o missionário de Steyler (verbita)  Hermann Lauck pode ser mencionado como outra personalidade marcante. Em 26 de agosto de 1946, quando tinha doze anos, frequentou a Escola Missionária St. Wendel. Em junho de 1954, ele se formou no Ensino Médio. O noviciado em São Gabriel, perto de Viena, foi seguido pelo estudo da filosofia e da teologia. Em 19 de março de 1961 na Casa da Missão St. Wendel ele recebeu a ordenação. Em seguida veio um ano pastoral em Munique. Em 31 de julho de 1962, ele pôde viajar para o Brasil partindo de Gênova. Depois de cinco meses estudando o idioma  em São Paulo, ele deu aulas de  francês, grego, Bíblia e música. Mais tarde, ele também foi economista, pastor, candidato a emprego, superior do distrito e conselheiro no Conselho Provincial.
Sua vida como missionário do Verbo Divino estava sendo muito diferente do que ele havia planejado e pensado.

Hermann Lauck é pastor de uma comunidade metropolitana emergente em Foz do Iguaçu / Brasil desde 1972, perto das Cataratas mundialmente famosas na região fronteiriça do Brasil, Argentina e Paraguai.
A noite de 30 de junho de 1975 mudou tudo. O homem de 41 anos derrapou em estradas molhadas pela chuva, sofreu um acidente grave e ficou paraplégico. Lauck voltou à Alemanha para tratamento adicional. Embora ele não pudesse ser curado, ele se sentia preparado para tocar a vida em cadeira de rodas.

Ele percebeu lentamente que poderia continuar vivendo e trabalhando em uma cadeira de rodas. Ele decidiu voltar para sua paróquia no Brasil. Sua comunidade o recebeu com grande alegria. O povo de sua paróquia e o bispado de Foz do Iguaçu o valorizaram, ofereceram um novo lar e o acompanharam em todas as situações difíceis. Em particular, sua governanta Teresina que permaneceu ao seu lado por mais de 32 anos - até sua morte. O seu bispo o fez vigário geral da Diocese. Lauck foi um pastor de muito sucesso para todos – tanto sãos como doentes. Com ele, as pessoas tinham a sensação: "Há alguém que nos entende porque ele próprio tem que carregar uma cruz pesada".

Padre Germano (Hermann) Lauck (Foto do autor tirada em 12 de 03.2020

Túmulo do Pe. Germano Lauck, atrás da Igreja Matriz São João Batista

A cidade de Foz do Iguaçu fez dele seu cidadão honorário em 2006; suas celebrações eucarísticas de domingo eram frequentemente realizadas na televisão local. Ele morreu aos 74 anos em Foz do Iguaçu, onde foi sepultado em 3 de março de 2009, perto de sua igreja paroquial. Em junho de 2011, ele recebeu uma honra especial. O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu recebeu o nome dele. Além disso, em uma sala na entrada do Hospital, vários itens pessoais estão expostos como - cadeira de rodas, talheres especiais, cálices e vestimentas, etc. 

Nota

*Steyler Missionar / Missionário do Verbo Divino. Congregação alemã fundada em Steyler. Holanda. Ou seja Missionários de Steyler. Continue acompanhando esta série porque o final os leitores vão saber mais sobre a Alemanha e os alemães interessados pela emigração ao Brasil vão saber mais sobre o Brasil inclusive o Brasil Sul alemão. Na próxima postagem: Introdução à Alemanha, as duas Hasborn. Material original„Persönlichkeiten aus dem St. Wendeler Land" (Personalidades da Região de St Wendel) 
         

Nenhum comentário: