sábado, 7 de março de 2020

Memorial: Quem foi o padre Germano Lauck, que dá nome ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu?


Padre Germano Lauck
O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI) se chama oficialmente Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Germano Lauck é o nome de uma padre católico membro da Congregação Verbo Divino enviado para Foz do Iguaçu nos anos 1960 (?). Em 12 de dezembro de 2006, a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu concedeu ao padre o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. Ele morreu aos 74 anos em 2009.
Detalhe da coleção
Dentro do hospital há uma Capela que também leva o nome dele. Antes da entrada da capela, à esquerda dela, há um armário, com portas de vidro, dividido em quatro partes horizontais, com um total de oito divisões  que servem, na prática,como um pequeno museu dedicado à Memória do Padre que nasceu em 1934 em uma pequena cidade alemã chamada Hasborn. De Hasborn para Foz do Iguaçu.



Alguns dos livros de leitura pessoal
No pequeno museu há livros em alemão, objetos de trabalho sacerdotal como estolas, cálices, castiçais e itens de uso pessoal como talheres em geral. Lá está também a cadeira de rodas que ele utilizou desde 1975 após um acidente que o deixou paraplégico. Juntas, a capela e o espaço da memória, formam um cantinho especial tanto para quem conheceu o padre Germano como para quem o está conhecendo agora.     
  
Mais uma visão geral
O memorial

Primeira postagem

A Capela com a foto do Padre
Sempre que ouço histórias de pessoas como o padre Germano Lauck e centenas de pessoas cujos pais e avós deixaram seus países para tentar uma nova vida no Brasil, meu coração se derrete pois tudo que é humano me afeta (a frase não é muito original). A partir desta postagem eu vou tentar fazer uma brincadeira, um jogo para que o leitor interessado participe. É uma série que contará histórias de pessoas e comunidades nos dois lados do Atlântico com a intenção de criar laços entre, por Exemplo, Foz do Iguaçu e a Terra onde o Padre Lauck nasceu. Tudo o que acontecer nos bastidores do preparo das matérias  será contado junto com as histórias principais. Além de tratar de pessoas, trataremos também de comunidades maiores por exemplo, no casos dos alemães no Brasil, destaque para as comunidades paranaenses de Marechal Cândido Rondon , Rio Negro e Guarapuava. No caso de Santa Catarina, lugares como Bluemenau e Pomerode e toda a rede de relacionamentos que vai aparecer. Outras pesquisas estão sendo feitas sobre italianos, no momento. Bertoni que era suíço-italiano é outro nome próprio forte que liga Foz do Iguaçu à Suíça. Outras comunidades como a libanesa também estão na lista. Enquanyo isso, conheça a capela do Hospital e viste o pequeno museu!

Já disponível! 2ª postagem
Na trilha do Padre Germano: o nome do padre Germano, não era Germano












Nenhum comentário: