quarta-feira, 18 de março de 2020

Turismo se abre à solidariedade. Não cancele, adie!

O mundo está no mesmo barco. Milhões de pessoas no mundo já compraram passagens aéreas, têm hotel reservado, pacotes terrestres comprados para meses ou anos à frente em todo o planeta. O que coincide com o território também global do coronavírus. O medo do vírus, faz todo mundo correr para cancelar. Há duas maneiras de cancelar. A primeira e mais cruel é aquela que casa cancelamento com pedido de reembolso. Em economia todos sabemos que se todo mundo corre a um determinado banco para sacar dinheiro na mesma hora, no mesmo dia  por causa de, geralmente, um boato, o banco quebra.


Diante da crise causada pelo ser microscópico, empresas, entidades de classe, órgãos governamentais e outros agentes começaram a campanha que em linha gerais pode ser chamada de "Não cancele, adie". Vejamos algumas:  O Visit Iguassu, de Foz do Iguaçu lançou a campanha. "A sua viagem tem que ser replanejada? Não cancele, adie! E termina com a afirmação, com a nossa união, tudo voltará ao normal. A Paraná Turismo, órgão oficial do turismo do Paraná, lençou no ar a mensagem com o apelo: "Ajude o Turismo a passar desta fase - a Hora é de Ajuda Mútua. Seja consciente, não Cancele, Remarque". Dado o recado do Paraná.

"O turismo movimenta 8,8 trilhões por ano", diz outra campanha um pouc mais agressiva, no bom sentindo que apela: "Turista seja consciente - Não Cancele Remarque" além de pedir o engajamento "ajude o turismo a passar por esta fase". A campanha lembra que 20% dos novos empregos do mundo são gerados pelo turismo. A WTTC calcula que 50 milhões de postos  de trabalho ligado ao turismo podem ir para o espaço por causa do Coronavírus. Campanha semelhante vem ocorrendo nos países vizinhos. "Agora, se cuide. Viaje amanhã" ou seja "amanhã haverá de haver um novo dia", completo com sol, arco-íris e tudo mais.   



A campanha Adia! disponibiliza o selo e todo o material de divulgação neste link


Campanha Adia da ABAV


A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a @Vertebratta – empresa de marketing que atua no setor de turismo há 19 anos, uniram-se para criar uma campanha de todos e para todos que dependem que consumidores adiem seus planos para se protegerem do COVID-19.

A campanha é uma ação de apoio à sustentabilidade econômica de todos os setores da economia que dependem do adiamento.

No de viagens, o consumidor que adia sua programação para o futuro garante sua segurança e ainda colabora com este setor, que tem grande peso na economia nacional e mundial, englobando atividades como restaurantes, hospedagens e similares, transportes de passageiros, agências de viagens, cultura e lazer.

De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o setor do turismo gerou um faturamento de R$238,6 bilhões em 2019 e emprega formalmente cerca de 2,9 milhões de pessoas no Brasil.

Segundo a WTTC (World's Travel and Tourism Council), o setor é responsável por empregar 319 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em 2018, sua contribuição ao PIB foi de aproximadamente 10,4%, com uma soma de US$8,8 trilhões. Só no país, a estimativa dessa contribuição para o PIB foi de 8,1%.

“A campanha não é uma ideia nova, as redes sociais já foram tomadas por ela de forma desordenada, o que propus à ABAV foi uma voz única, que pudesse chegar a todos os consumidores e a todos os setores. Não ouso me apropriar dessa comunicação porque ela já é de todos e para todos, e a Abav concordou que seja desta forma. Se há a possibilidade de unirmos forças, esse momento é agora, porque estamos todos, profissionais e consumidores de todas as áreas com o mesmo foco: proteger-nos e continuar nossa subsistência como pessoas, nação e economia nos próximos meses”, afirma Sheila Nassar, CEO da Vertebratta.

“As agências de viagens e operadoras de turismo têm sido incansáveis no atendimento aos clientes que, com toda razão, não se sentem seguros em viajar neste momento. Eles nos confiaram a organização e o planejamento das suas viagens e é nosso papel garantir essa entrega, e da melhor forma que sabemos. Vamos vencer o Coronavírus e ultrapassar essa crise, como já fizemos tantas outras vezes. Ela vai passar, com certeza, e vamos seguir saudáveis e realizando sonhos”,  completa a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

Nenhum comentário: